Líder do campeonato dominou grande parte do treino, mas alemão da Ferrari colocou pneus supermacios e bateu a marca do britânico
Conforme disse a previsão do tempo, a chuva só apareceu na parte final do treino e a primeira atividade de pista para o GP do Japão de F1 foi dominada pelo vice-líder do campeonato Sebastian Vettel, com o tempo de 1m29s166. Lewis Hamilton anotou 1m29s377 e ficou em segundo.
Primeiro a entrar na pista, o britânico da Mercedes dominou grande parte do TL1, mas perdeu a ponta da tabela de tempos depois que Vettel trocou os pneus macios pelos supermacios e anotou o melhor tempo. Em terceiro ficou Daniel Ricciardo, com o tempo de 1m29s541.
Kimi Raikkonen marcou 1m29s638 e acabou o treino como quarto mais rápido, seguido por Valtteri Bottas, com 1m30s151. Felipe Massa anotou 1m31s912 e foi apenas o 16º.
Um dos primeiros a entrar na pista de Suzuka, Lewis Hamilton anotou 1m31s072 e passou a ditar o ritmo do primeiro treino livre para o GP do Japão. O líder do campeonato foi seguido por Valtteri Bottas com 1m31s435.
Logo na sequência, Max Verstappen superou Bottas, com 1m31s435 e colou em Hamilton. Seu companheiro de Red Bull, Daniel Ricciardo marcou 1m31s723 e até ali ocupava a quarta posição.
Não demorou muito e Bottas anotou 1m30s517 e superou Hamilton, seguido por Verstappen, com 1m30s762. Com uma volta voadora, Hamilton reagiu e reassumiu a ponta com 1m30s042, quase meio segundo mais rápido.
Sebastian Vettel, que no início do treino aparecia na quinta posição, entrou no ritmo dos mais rápidos, anotou 1m30s641 e se estabeleceu em terceiro, enquanto Kimi Raikkonen, com a marca de 1m31s260 era o sexto.s
Último a entrar na pista, faltando pouco mais de uma hora para o fim do TL1, Fernando Alonso anotou 1m31s588, sétimo tempo.
A liderança de Ricciardo só se manteve até Hamilton entrar nos boxes e trocar os pneus macios pelos supermacios. De volta à pista, o líder do campeonato marcou 1m29s377 e reassumiu a ponta da tabela de tempos.
Vettel, que optou em continuar com os pneus macios, considerados mais lentos, anotou 1m29s419, 0s042 mais lento que Hamilton e colou no britânico da Mercedes.
A 38 minutos do fim do TL1, Carlos Sainz passou com os pneus do lado direito de seu Toro Rosso na grama, perdeu o controle do carro e bateu forte na barreira de pneus. O incidente causou a interrupção do treino com bandeira vermelha.
O reinício do treino coincidiu com o início de uma leve chuva, faltando 22 minutos para o fim da sessão.
Vettel, que havia marcado o segundo melhor tempo com pneus macios, imitou Hamilton, colocou os supermacios, anotou 1m29s166 e tomou a ponta do britânico, que teve de se contentar com a segunda marca. Ricciardo ficou em terceiro, com 1m29s541.
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | Ferrari | Ferrari | 23 | 1’29.166 | 234.452 | |||
2 | 44 | Mercedes | Mercedes | 29 | 1’29.377 | 0.211 | 0.211 | 233.899 | |
3 | 3 | Red Bull | TAG | 27 | 1’29.541 | 0.375 | 0.164 | 233.470 | |
4 | 7 | Ferrari | Ferrari | 22 | 1’29.638 | 0.472 | 0.097 | 233.218 | |
5 | 77 | Mercedes | Mercedes | 30 | 1’30.151 | 0.985 | 0.513 | 231.890 | |
6 | 33 | Red Bull | TAG | 26 | 1’30.762 | 1.596 | 0.611 | 230.329 | |
7 | 31 | Force India | Mercedes | 22 | 1’30.899 | 1.733 | 0.137 | 229.982 | |
8 | 27 | Renault | Renault | 24 | 1’30.974 | 1.808 | 0.075 | 229.793 | |
9 | 8 | Haas | Ferrari | 22 | 1’31.032 | 1.866 | 0.058 | 229.646 | |
10 | 2 | McLaren | Honda | 24 | 1’31.202 | 2.036 | 0.170 | 229.218 | |
11 | 20 | Haas | Ferrari | 15 | 1’31.216 | 2.050 | 0.014 | 229.183 | |
12 | 14 | McLaren | Honda | 19 | 1’31.235 | 2.069 | 0.019 | 229.135 | |
13 | 11 | Force India | Mercedes | 23 | 1’31.530 | 2.364 | 0.295 | 228.397 | |
14 | 18 | Williams | Mercedes | 22 | 1’31.602 | 2.436 | 0.072 | 228.217 | |
15 | 30 | Renault | Renault | 22 | 1’31.757 | 2.591 | 0.155 | 227.832 | |
16 | 19 | Williams | Mercedes | 20 | 1’31.912 | 2.746 | 0.155 | 227.447 | |
17 | 55 | Toro Rosso | Renault | 14 | 1’32.252 | 3.086 | 0.340 | 226.609 | |
18 | 10 | Toro Rosso | Renault | 18 | 1’32.501 | 3.335 | 0.249 | 225.999 | |
19 | 94 | Sauber | Ferrari | 29 | 1’32.897 | 3.731 | 0.396 | 225.036 | |
20 | 9 | Sauber | Ferrari | 28 | 1’33.397 | 4.231 | 0.500 | 223.831 |