Categorias: Cultura

Escritoras alagoanas são homenageadas no Mês da Mulher

Autoras foram destacadas pelo legado literário na cultura do Estado

Teresa Machado

Teresa Machado

“De quimeras mil, um castelo ergui”. Embaladas pela música Fascinação, interpretada por Leureny Barbosa, dez mulheres alagoanas foram homenageadas nesta quinta-feira (15), pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A cantora elaborou uma seleção musical especial para a solenidade de entrega do prêmio ‘Mulheres que escrevem Alagoas’, realizada no auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

O evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, agraciou autoras que deixaram a sua marca na literatura alagoana. “As mulheres são símbolo de força, e as escritoras são responsáveis por verbalizar aquilo que pensamos, temos, somos e queremos. Estas mulheres que hoje homenageamos enriquecem a nossa cultura”, declarou a secretária executiva Rosiane Rodrigues.

Foram homenageadas Ádlla Rijo, Aydete Viana, Ana Dayse Rezende Dórea, Leureny Barbosa, Lucy Almeida, Maria Jucilene de Morais, Madalena Santana, Petrúcia Camelo, Rayssa Vitória Feijó e Terezinha Rocha de Almeida. Todas receberam troféus e certificados pelo trabalho no segmento literário.

Representando a secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, a superintendente Ane Karoline falou da mulher como fonte de inspiração. “A garra da mulher é exemplo para todos. Somos espelho de força, bondade, humildade, respeito e dignidade” disse.

Na mesa de honra, o secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, destacou o empoderamento feminino. “Estou muito orgulhoso de estar aqui neste momento em que celebramos um mês de luta e afirmação dos direitos das mulheres”.

A jovem Rayssa Vitória, deficiente visual, ficou emocionada com a homenagem. “A escrita tem me levado para lugares incríveis. Agradeço a todos que me apoiam e me fortalecem para seguir este caminho”.

Recentes