Futebol

Com gol de pênalti, Marta garante vitória sobre a Itália e se torna maior artilheira em copas do mundo

Alagoana ultrapassa marca de Miroslav Klose, que fez 16 gols pela Alemanha

Instagram

Marta se torna maior artilheira em copas do mundo

Não bastasse ser a jogadora que mais vezes recebeu o título de melhor do mundo – por seis vezes –  a alagoana Marta quebrou nesta terça-feira, 18, em partida contra a seleção italiana, mais uma marca histórica e se tornou a jogadora com mais gols feitos em copas do mundo.

O pênalti batido contra a goleira Giuliani, não só garantiu a vitória contra a adversária, mas também a permanência da seleção na competição, passando para as oitavas de finais, em terceiro lugar do grupo C.

O gol é o 17º da Camisa 10, que tirou o posto de Miroslav Klose, que fez 16 gols pela da seleção masculina da Alemanha. Marta estava empatada com alemão desde a última partida contra a Austrália, no dia 13 de junho, quando marcou uma vez, na derrota de 3 x 2, pro Brasil.

Em 2015, Marta já havia superado a marca de Pelé, como maior goleadora com a camisa canarinho. O Rei fez 95 gols pela seleção brasileira em sua carreira.

Marta é também a primeira atleta, entre homens e mulheres, a fazer gols em cinco Copas do Mundo.

CBF

Marta

Protesto

Pela segunda vez, Marta aproveitou o momento de comemoração do gol para fazer um protesto silencioso. As chuteiras da atleta não exibem símbolo de qualquer marca esportiva, mas duas faixas azul e rosa, símbolo da ação Go Equal, que busca promover a equidade salarial entre homens e mulheres.

Marta, que também é embaixadora global da ONU Mulheres, se tornou uma das embaixadoras do projeto, que critica o valor inferior de patrocínio oferecido às jogadoras femininas em comparação ao que as marcas pagam para o time masculino.