Educa Mais

Aplicativo de WhatsApp leva conteúdos do Enem para quem está estudando para a prova

Chamada de Aprendizap, ferramenta gratuita foi desenvolvida por especialistas em Educação

Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil

Uma prática muito comum entre os estudantes quando estão se preparando para fazer alguma prova é se desconectar da internet, abandonando as redes sociais e aplicativos. A lógica é que ficando ausente do mundo digital há menos chance de dispersar e perder o foco. Agora, sabia que dá para estudar para o Enem e concursos, por exemplo, sem precisar ficar off-line? Essa é a proposta do aplicativo Aprendizap, que auxilia na conquista do conhecimento por meio de conteúdos educativos.

Desenvolvido pela Movile, dona do iFood, o aplicativo surgiu para promover a educação e a capacitação de jovens e professores. Assim, a interação do usuário com o aplicativo é feita por meio de um chat boot que interage via WhatsApp.

Por enquanto, o Aprendizap conta com três programas: Competências do Futuro, em parceria com a Fundação Estudar, que ensina temas como autoconhecimento, liderança, resolução de problemas e empatia; Guia de Estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em parceria com a edutech Descomplica; e uma opção voltada aos professores, feita em parceria com a Embaixadores da Educação, que ensina a usar ferramentas tecnológicas na sala de aula.

Após o cadastro no site do AprendiZap Enem, o usuário escolhe um dos três programas e uma assistente virtual inicia a conversa para enviar os conteúdos criados por especialistas. Depois disso, o programa avalia o quanto o usuário aprendeu e faz sugestões de novos conteúdos.

“Um mundo super tecnológico está sendo criado. Isso é fantástico, mas uma parcela grande da sociedade não está inserida nesse mundo. Queremos criar projetos com tecnologia que criem oportunidades para os jovens brasileiros”, diz o responsável pela empresa criadora do chat boot do Aprendizap, Matheus Fonseca.

A plataforma escolhida para o aplicativo foi o WhatsApp porque, segundo Fonseca, é acessível e gratuito. “Já existe muito conteúdo na internet, mas faltava um local para direcionar o estudante em uma trilha personalizada”, explica a analista de desenvolvimento social e uma das responsáveis pela Fundação 1Bi, Débora Nunes.

A expectativa dos desenvolvedores do aplicativo é ajudar 50 mil estudantes que farão a prova do Enem 2019. Para isso, estão no aplicativo mais de 30 vídeos, além de mapas mentais e resumos dos temas que mais caem no exame.

Os principais assuntos abordados no aplicativo são: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Além disso, “a ferramenta também dá dicas para a tão temida redação e sugestões para que todos consigam se organizar para a prova”, reforça a analista da Fundação 1Bi.

Recentes