Sertão

Novo Alerta: Semarh prevê mais chuvas e inundação em cidades do Sertão

Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema deverão sofrer inundação nas áreas próximas aos leitos dos rios.

Novo alerta foi emitido na tarde desta quinta-feira, 26, pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) sobre a situação do Rio Ipanema, no Sertão alagoano.

De acordo com a nota enviada à imprensa, o monitoramento hidrometeorológico indicou que as chuvas vão continuar na região e impactarão significativamente na elevação do seu nível. Municípios de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e região serão afetados.

Ainda segundo a Semarh, no início desta tarde o rio atingiu a cota de 483 cm, 40 cm acima da cota de transbordamento. Por esta razão os municípios sofrerão inundação nas áreas próximas aos leitos dos rios e adjacências, além de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem.

Mais cedo a prefeitura de Santana do Ipanema enviou uma nota à imprensa sobre os pontos de apoio aos desabrigados que passam dos 40. Leia Mais.

AVISO METEOROLÓGICO

Um aviso meteorológico também foi emitido indicando que as condições atmosféricas sobre o Nordeste permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade moderada com algumas pancadas intensas, podendo gerar acumulados significativos em pontos isolados de todas as regiões ambientais de Alagoas até a noite de hoje.

O acompanhamento da previsão do tempo e do monitoramento dos rios pode ser feito pelo site da Semarh, por meio dos seguintes links:  http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico

Acompanhe imagens enviadas por internautas sobre a situação em Santana do Ipanema:

 

Auxílio

O governador Renan Filho esteve, na tarde desta quinta-feira (26), em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas. Ele constatou de perto os estragos causados pela inundação do Riacho Camoxinga, que atingiu o município na noite anterior, e anunciou que vai aguardar o decreto municipal de emergência para liberar recursos.

A prefeitura de Santana do Ipanema informou que aproximadamente 200 famílias foram afetadas pela inundação e 116 casas sofreram danos. Segundo o Corpo de Bombeiros, 50 pessoas foram resgatadas em meio ao transbordamento do riacho Camoxinga, afluente do Rio Ipanema, impactado pelo sangramento de barragens da região em decorrência das fortes chuvas.