Coronavírus

Cacique Raoni apresenta arritmia leve e continua internado com Covid-19

Cacique Raoni — Foto: Divulgação/Assessoria

Internado com Covid-19, o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, líder da etnia Kayapó, apresentou quadro leve de arritmia. Ele está internado desde sexta-feira (28) em um hospital de Sinop, a 503 km de Cuiabá, e passará por novos exames. Raoni é conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos dos povos indígenas.

De acordo com o boletim médico desta terça-feira (1º), ele tem uma arritmia leve e comum entre pessoas da idade. Segundo os médicos, o caso não é grave e está sendo tratado e monitorado pela equipe cardiológica.

Ainda na segunda-feira (31), o líder indígena relatou leve dor no peito e exames preliminares demonstraram quadro suspeito de miocardite, estável e sem piora no estado de saúde.

Durante a madrugada, ele relatou também um desconforto respiratório e respira com a ajuda de aparelhos.

Conforme o boletim médico, o cacique amanheceu em bom estado geral, mas permanecerá internado em observação, em leito de isolamento, sem previsão de alta.

Novos exames serão feitos no decorrer do dia e um novo boletim médico deve sair na quarta-feira (2), às 11h.

Internações

Na última sexta-feira (28), o cacique foi internado com diagnóstico de pneumonia pela equipe médica de sua aldeia, localizada no Parque Indígena do Xingu, no norte de Mato Grosso.

Passou inicialmente por exames laboratoriais e de imagem que indicaram Covid-19, já na fase inflamatória da doença. Raoni foi tratado com anticoagulante, corticoide e antibióticos, de acordo com o protocolo do hospital.

Em julho, o cacique já havia sido internado após passar mal, em um hospital de Colíder. Dois dias depois, ele foi transferido de avião para Sinop com complicações gastrointestinais e desidratação.

Segundo a direção do Instituto Raoni, o cacique apresentou um quadro depressivo após a morte da mulher dele, Bekwyjkà Metuktire, no dia 23 de junho, há um mês. Ela tinha diabetes e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Raoni recebeu alta médica nove dias depois.

Histórico

O líder indígena é reconhecido internacionalmente pela luta que articula pelos povos indígenas. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA).

Os dois se reencontraram em 2009 na cidade de São Paulo para conversar sobre a construção da Usina de Belo Monte.

Em novembro de 2012, Raoni foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região.

No ano passado, Raoni foi chamado pelo presidente Jair Bolsonaro de “peça de manobra” usada por governos estrangeiros para “avançar seus interesses na Amazônia”.

A declaração ocorreu após o cacique se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, em busca de apoio para a defesa da Amazônia.

Recentes