Celebridades

Joaquim Lopes faz curso de paternidade durante gravidez de Marcella Fogaça: “Aprendizado”

Casal espera filhas gêmeas e ator relata que ficou "grávido" ao lado da cantora

Reprodução

Joaquim Lopes e Marcella Fogaça esperam gêmeas

Joaquim Lopes, 40 anos de idade, não esconde a empolgação com a proximidade do nascimento das filhas gêmeas, Sophia e Pietra, de sua união com a cantora Marcella Fogaça. O ator e apresentador afirma ter percebido mudanças fisiológicas do casal durante a gestação. “No comecinho da gravidez, peguei um sono absurdo junto com ela. A gente chegava perto do outro, não dava 15 minutos, era cochilo certo”, diz.

Presente em todas as etapas, Joaquim fez questão de se preparar para a chegada das meninas. “Fiz um curso chamado ‘O homem paterno’ desenvolvido pelo Thiago Koch, que foi muito importante para mim. Além de estar em contato com um grupo de pais em todos os estágios da paternidade, foi também uma rede de apoio e profundo aprendizado. É fundamental para homens que já vivem ou que estão entrando nesse universo paterno.”

Formado em gastronomia e atualmente comandando o programa Receitas do Joaquim, no site Receitas.com, da Globo, ele está feliz com o desafio que permite a união de duas paixões profissionais: cozinhar e apresentar. Sobre as vontades culinárias de Marcella — que ficou com o paladar com gosto por alimentos mais cítricos –, Joaquim mostra bom humor: “Confesso que tenho aproveitado os desejos que ela tem para satisfazer alguns meus também”, conta o ator, que está longe das novelas desde o fim de Malhação – Toda forma de amar, em que contracenava com as gêmeas, Lavínia e Eloá, se revezando no papel de Nina, sua filha na ficção.

Como está a expectativa na reta final da gestação?
Joaquim Lopes:
 São as melhores. Estamos bem tranquilos curtindo cada segundo dessa gravidez. Tudo no tempo certo e agora estamos apaixonados pelas medidas da barriga, chutes e pontapés. Estamos também montando tudo aqui em casa pra recebê-las da melhor maneira possível.

Joaquim Lopes e Marcella Fogaça (Foto: Reprodução/Instagram)

Nessa contagem regressiva para ser pai, você fez algum curso, intensificou leituras e conversas com amigos? Ou acha que o melhor será aprender na prática?
Tenho lido bastante sobre o tema. Marcella me manda diariamente textos e ensaios sobre todos os aspectos da paternidade e da maternidade. Tem sido muito rico esse aprendizado. Fiz também um curso chamado ‘O homem paterno’ desenvolvido pelo Thiago Koch, que foi muito importante pra mim. Além de estar em contato com um grupo de pais em todos os estágios da paternidade, foi também uma rede de apoio e profundo aprendizado. É fundamental para homens que já vivem ou que estão entrando nesse universo paterno.

Em Malhação, você conviveu com gêmeas bebês, que se revezavam no papel da Nina. Foi um “test drive”?
Pois é (risos). Muita coincidência, né? Elas chamam Lavínia e Eloá, na vida real, e são amores que vou levar para sempre comigo. Não posso dizer que foi test drive porque na trama era uma filha só, a Nina, mas os bastidores eram uma festa.

Joaquim Lopes com as gêmeas Eloá e Lavínia, que interpretaram Nina, filha de seu personagem em Malhação (Foto: Reprodução/Instagram)

O Receitas do Joaquim é um projeto que ganhou forma durante a quarentena. Feliz com o resultado?
Demais. Juntei duas paixões: apresentar e cozinhar. E, de quebra, pude contar histórias da minha família que são muito íntimas para mim e que transbordam em cada ingrediente usado nas receitas.

Já precisou preparar algum prato para saciar algum desejo da Marcella na gestação?
Algum, não. Alguns todos (risos). Tem três para alimentar aqui e para saciar desejos. A gente até inventou uma hashtag, #desejododia. Temos vale desejo, vale lanche, vale comida inusitada. O dia está cheio por aqui.

Muitas homens ficam “grávidos” juntos, no sentido de também enjoar e ter desejos. Você passou por isso de alguma forma?
Confesso que tenho aproveitado os desejos que ela tem para satisfazer alguns meus também, mas fisicamente não tive, não… Mentira (risos). No comecinho da gravidez, peguei um sono absurdo junto com ela. A gente chegava perto do outro, não dava 15 minutos era cochilo certo.

Joaquim Lopes comanda o programa Receitas do Joaquim no site Receitas.com, da Globo (Foto: Reprodução/Instagram)

2020 trouxe mudanças na vida de todos. O que trouxe de positivo para 2021?
Esperança, sempre. Esperança nessa vacina, esperança que o ser humano seja capaz de encontrar mais coisas em comum do que diferenças, e que se houverem diferenças irremediáveis, que haja aceitação. A mudança só vai acontecer através da união de esforços. Não dá mais pra fomentar o “cada um por si”. É preciso olhar para o lado e estender a mão.

Como tem sido os preparativos para a chegada das meninas?
Intenso e muito prazeroso. Estamos escolhendo cada detalhe. Os móveis, decoração, iluminação, carrinhos, roupas. E tudo em dobro.

Quais os principais valores pretende passar na educação delas?
Amor, empatia, compaixão, respeito. Eu e a Marcella queremos criar um ambiente absolutamente seguro para que cada uma possa se desenvolver e mostrar a sua personalidade de forma integral. Vai ser lindo.

Joaquim Lopes e Marcella Fogaça esperam gêmeas (Foto: Reprodução/Instagram)