Futebol

Santos x Barcelona-EQU na fase de grupos da Libertadores marca reencontro com rival ‘indigesto’ que foi carrasco em 2017

Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC

Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC

Após mostrar a sua força em duas fases eliminatórias, o Santos fará a tão almejada estreia no grupo C da Conmebol Libertadores nesta terça-feira (20), na Vila Belmiro, no reencontro com o Barcelona-EQU, quase quatro anos após o último confronto entre as equipes.

O último encontro entre as duas equipes não rende boas recordações aos torcedores santistas. Brasileiros e equatorianos ficaram frente a frente logo nas oitavas de final da Libertadores de 2017. E o Peixe levou a pior.

Após empate em 1 a 1 no em Guayaquil, os times se enfrentaram em 20 de setembro no Estádio Urbano Caldeira em jogo tenso. Com o gol marcado por Bruno Henrique fora de casa, o time paulista se classificava até os 23 minutos do segundo tempo. E foi aí que tudo mudou.

Autor do gol do Barcelona no primeiro duelo, Jonatan Álvez voltou a marcar no jogo no Brasil, e decretou a classificação dos equatorianos.

O duelo no Brasil ainda ficou marcado pela expulsão de Bruno Henrique, que recebeu o cartão vermelho após cuspir no meia Damián Díaz. Horas após o jogo, o atacante foi às redes sociais para se desculpar pelo ocorrido.

“Ainda muito chateado com a eliminação, venho aqui pedir desculpa a todos pela minha atitude no jogo. Aos meus companheiros, aos torcedores e, principalmente, ao jogador do Barcelona com quem me desentendi. No calor do momento do jogo, cometi um grande erro ao cuspir em um adversário e colega de profissão. Me arrependo e peço desculpa”.

Um dos destaques do Barcelona naquela eliminatória, Damián Díaz poderia ter sido companheiro de Bruno Henrique. O meia chegou a negociar com o Santos para uma transferência para o Brasil, mas a idade do jogador e os valores envolvidos esfriaram o interesse do Peixe do armador.

Díaz, inclusive, é um dos remanescentes no elenco da equipe do Equador que estará novamente frente a frente com o Santos. Além do armador argentino, o volante brasileiro Gabriel Marques também está no elenco, mas se recupera de uma lesão no joelho.

Pelo lado do Peixe, os meio-campistas Alison e Jean Mota reencontrarão os Toureiros.

Além de Santos e Barcelona-EQU, Boca Juniors e The Strongest também fazem parte do grupo C da Conmebol Libertadores.