Política

Renan Calheiros e Arthur Lira ensaiam aproximação em almoço em Brasília

Reprodução CNN

Reprodução CNN

Adversários políticos em Maceió e em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se encontrou com o relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros, em um almoço no último sábado (1º) em Brasília.

O encontro ocorreu na residência da senadora Kátia Abreu, que serviu uma feijoada. Participaram também o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o ministro do Tribunal de Contas, Vital do Rego Filho, além do ex-presidente da corte, José Múcio.

Renan Calheiros confirmou o encontro e a conversa com Arthur Lira na casa de Kátia Abreu à CNN. Há a avaliação de que ambos já poderiam estar juntos no estado desde 2014.

Os dois sempre estiveram em lados opostos em Alagoas, mas começam a avaliar uma aproximação local para 2022. O governador de Alagoas, Renan Filho, quer ser candidato ao Senado e seu sucessor direto é o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, que é aliado de Lira.

Renan e Arthur Lira integraram as bases aliadas dos governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer, mas estão em lados opostos na relação atual com o Palácio do Planalto. Renan é uma das principais lideranças de oposição a Jair Bolsonaro, enquanto Arthur Lira é um dos líderes do Centrão e da base aliada.

À CNN, Arthur Lira disse que foi ao almoço, mas que o encontro não significa uma aproximação política com Renan e que se tratou de um encontro casual, informal e descontraído. Questionado se tratou sobre CPI com Renan, Lira disse que não. “Não tratei sobre isso. E o presidente nunca me pediu ajuda com isso, até porque não sou senador”, declarou.

Uma fonte que participou do almoço disse que a conversa passou por temas da conjuntura política nacional, como CPI, Senado e governo Bolsonaro, além de temas fora da política.