Meio Ambiente

Litoral alagoano tem 15 trechos impróprios para banho

Priscylla Régia/Alagoas24Horas

Barra Nova

O litoral alagoano apresenta 15 trechos impróprios para banho neste fim de semana. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 11, pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).

De acordo com o boletim de balneabilidade, 66 pontos – localizados entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi – tiveram amostras coletadas pelos técnicos do órgão ambiental nos dias 08 e 09. Destes, 51 estão balneáveis e 15 devem ser evitados pelos banhistas.

No litoral sul, dos 23 pontos avaliados, apenas dois, localizados em frente à Rua Edson Frazão e a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, estão inadequados para banho, correspondendo a 8,7%.

Em Maceió, 11 pontos foram liberados aos banhistas e nove áreas foram classificadas como impróprias. Já no litoral norte, quatro trechos não estão em conformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e estão proibidos aos banhistas.

Para um ponto ser classificado como impróprio, ele deve a apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL. Já o trecho balneável é aquele em que 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.

O IMA recomenda que os banhistas não entrem em áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos.

Confira AQUI os trechos próprios e impróprios