Brasil

Após viralizar com aspecto fálico, mascote de feira ganha forma de amendoim em Jaboticabal, SP

Personagem foi criado pela mesma equipe de 2019, mas, dessa vez, processo foi acompanhado de perto por comissão organizadora.

Depois de ganhar as redes sociais na última edição presencial, o mascote da Feira Nacional do Amendoim de Jaboticabal (SP) está de cara nova e ganhou uma nova roupagem também.

Divulgação

À esquerda, mascote da Feira Nacional do Amendoim de Jaboticabal (SP) que viralizou nas redes sociais em 2019 e à direita personagem de cara nova em 2022

A personagem, que viralizou nas redes sociais em 2019 por conta do aspecto fálico, se parece muito mais com um amendoim na edição de 2022. O evento começou nesta quarta-feira (10) e segue até sexta-feira (12).

Mesma agência e mesmo fornecedor responsáveis pela criação do boneco antigo também criaram a nova versão do Minduca – que significa a junção das palavras amendoim + Jabuca – mas com a contribuição e os olhares atentos da comissão organizadora da feira para que nada saísse fora do esperado dessa vez.

Segundo a assessoria de imprensa da feira, este ano foram feitas inúmeras recomendações aos parceiros envolvidos no processo para seguir o desenho.

O novo mascote está fazendo sucesso, principalmente com as crianças que visitam a feira.

De cara nova, Minduca é apresentado na Feira Nacional do Amendoim, em Jaboticabal (SP) — Foto: Divulgação

Presidente da comissão organizadora da feira, Pedro Luís Alves explicou que a nova versão só foi considerada porque a cabeça do antigo boneco foi perdida entre um evento e outro nos meses seguintes pós edição de 2019.

Ele ainda afirmou que o Minduca antigo deixou saudade.

“O boneco antigo, e nós temos muita saudade dele, trabalhou muito logo depois que terminou a feira de 2019. Ele foi convidado para fazer parte de vários outros eventos, e a estrutura não aguentou. Acabou que por causa de todas a idas e vindas, ele perdeu a cabeça. Então, nós partimos para uma nova versão. Nós gostamos muito do novo Minduca, mas o antigo nunca será esquecido”.

 

‘Não tinha cara de amendoim’

Em 2019, o desenho do Minduca desenvolvido pela agência a pedido da comissão não correspondeu à expectativa dos idealizadores.

“A gente propôs toda identidade visual da feira, todas as peças. A comissão foi contratando os vários fornecedores. Quando o mascote ficou pronto é que a gente viu que não parecia o desenho que a gente fez, não tinha cara de amendoim. Cada um falava uma coisa”, afirmou na época a assessora de comunicação Regiane Alves.

Como o recurso para o boneco já havia sido gasto, a decisão foi por manter o mascote, mesmo destoando de um amendoim.

O aspecto do mascote viralizou nas redes sociais. Um dos posts teve mais de 7 mil curtidas e 3 mil compartilhamentos.

Os memes acabaram proporcionando à feira uma visibilidade ainda maior e a fizeram conhecida em lugares inesperados, como cidades de Mato Grosso e Goiás. O clima de apreensão foi substituído pelo de descontração.

Fotos das costas de Minduca, mascote da Feira Nacional do Amendoim em Jaboticabal, SP, viralizaram — Foto: Redes Sociais

Evento está na 4ª edição

Após dois anos de pandemia, a Feira Nacional do Amendoim, que está em sua 4ª edição, está de volta a Jaboticabal (SP). O evento começou na quarta-feira (10) e segue até sexta-feira (12) com ampla programação. A entrada é gratuita.

A feira apresenta aos visitantes exposições de máquinas e insumos agrícolas em cerca de 40 estandes e debates sobre a cadeia produtiva.

A expectativa da organização é que passem pelo evento cerca de três mil pessoas por dia. Já para o congresso são esperados 400 participantes.

Como entretenimento, o público pode conferir o concurso de fotografia, hackathon, shows, praça de alimentação e até uma competição que irá premiar quem come mais paçoca em menos tempo.

Mascote da Feira Nacional do Amendoim, em Jaboticabal (SP) — Foto: Divulgação