Maceió

Lixeiras subterrâneas da orla da Pajuçara são danificadas por vândalos

Depredação das lixeiras subterrâneas foi constatada pelos garis que atuam na limpeza da orla. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

A Prefeitura de Maceió informou nesta terça, feira,16, que as lixeiras subterrâneas instaladas no calçadão da Avenida Dr. Antônio Gouveia, no bairro da Pajuçara, com o objetivo de coletar lixo orgânico, reciclável e rejeitos, foram danificadas por vândalos. O problema foi identificado pelos garis da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), responsáveis pelo recolhimento.

Segundo a Alurb, alguns equipamentos tiveram as tampas arrancadas, prejudicando o funcionamento mecânico das lixeiras. Além disso, houve a tentativa de forçar a entrada de uma cadeira de plástico em um das lixeiras.

Equipamentos tiveram as tampas arrancadas, prejudicando o funcionamento do mecanismo interno. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

“Não é a primeira vez que registramos casos de vandalismos em equipamentos nossos, acontece também com os PEVs. A gente pede que a população cuide junto conosco, pois se trata de dinheiro público sendo desperdiçado, quando na verdade deveria ser economizado, tendo em vista que a lixeira evita que o lixo seja arrastado pelas chuvas e melhora a estética das regiões”, disse Kedyna Tavares, diretora-executiva,.

A coleta mecanizada de resíduos sólidos comuns utiliza o Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS), sendo uma tecnologia amplamente utilizada na Europa e ainda pouco implementada no Brasil. Consiste no armazenamento de resíduos abaixo do nível do solo, tornando a cidade esteticamente mais bonita, sem lixeiras cheias, transbordando de lixos.

“Não queremos que esse fato se repita. Então, se preciso, iremos buscar as autoridades e as medidas cabíveis a fim de evitar os gastos extras, que poderiam ser investidos em outras tecnologias”, completou a diretora.