Interior

Exposição imersiva sobre a preservação do Patrimônio Cultural une arte e tecnologia para homenagear o centenário de Arapiraca

Mostra é gratuita e estará disponível para o público até 18 de maio 

0Obras que simbolizam o centenário da cidade de Arapiraca estarão disponíveis em uma exposição imersiva para o público a partir de quinta-feira (02). A mostra “Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural” será aberta para visitação às 19h, na sede da Startup Phi Criativo, localizada na rua Antônio Marroquim, 673, Baixão, em Arapiraca.

Divulgação

Exposição imersiva sobre o centenário de Arapiraca

A exposição apoiada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, ficará disponível até o dia 18 de maio, com disponibilidade para visitação de segunda-feira a sábado, das 14h às 21h.

A proposta da exposição é proporcionar a imersão e interação do público em obras sobre o patrimônio histórico do município arapiraquense, como edifícios e outros símbolos históricos importantes. A mostra utiliza a tecnologia de realidade aumentada e realidade virtual para que os visitantes possam ter uma experiência única entre o real e o virtual por meio de cada tela exposta.

Estarão expostas esculturas de Felipe Rinaldi, Geraldo Dandas, Zezinho, quadros de Ismael Pereira, Junior Borges, Felipe Rinaldi e Jean Marcelo. Já na realidade aumentada e realidade virtual o público poderá apreciar o Cine Trianon, o Bar do Paulo, a Igreja de São Sebastião, a Praça Marques da Silva do ano de 1980, o Clube dos Fumicultores, entre outros.

Divulgação

Exposição imersiva sobre o centenário de Arapiraca

Para o artista visual e idealizador da mostra, Antonio Albério, a exposição ajuda a preservar visualmente a história da cidade. “Com o uso dessas tecnologias, gerações futuras podem ter acesso a essas representações realistas e detalhadas. Essas novas tecnologias oferecem a oportunidade de um aprendizado imersivo, permitindo que as pessoas explorem virtualmente os locais históricos. Todos poderão ter acesso a esses espaços sem a necessidade de estar fisicamente presentes na cidade. Isso amplia o alcance da história de Arapiraca e permite que pessoas de diferentes partes do mundo se conectem com a herança cultural do município”, disse o idealizador da exposição.

O projeto foi selecionado e aprovado por meio do edital n° 28/2023 de chamamento público para seleção de projetos culturais voltados para o fomento e a preservação do patrimônio cultural no estado, da Lei Paulo Gustavo Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Divulgação

Exposição imersiva sobre o centenário de Arapiraca

Para mais informações e agendamentos de visitas em grupos, os interessados podem entrar em contato por meio do número (82) 99637-3610. As visitas são de terça-feira a sábado, a partir das 14h

Serviço:

Exposição “Arar Preservação do Patrimônio Cultural”

Data: 02 a 18/04

Horário: 14h às 21h

Local: Rua Antônio Marroquim, 673, Baixão- Arapiraca