Interior

Moradores realizam protesto após terem casas inundadas e ruas alagadas na Praia do Francês

Marechal Ordinário

Marechal Ordinário

Moradores da cidade de Marechal Deodoro realizaram um protesto na tarde desta terça-feira, 07, um trecho da AL-215, em frente as obras de um condomínio de luxo que está sendo construído na região, devido aos inúmeros alagamentos na região.

Os manifestantes atearam fogo em pneus e galhos de árvores a fim de impedir a passagem de veículos. A intenção é chamar a atenção do poder público para os diversos alagamentos que tiveram início na região por conta da construção do condomínio de luxo.

Segundo os moradores, a Prefeitura de Marechal Deodoro liberou a construção do condomínio, que fica às margens da AL-215, mas as obras de drenagem não foram realizadas no entorno. Com isso, as chuvas dos últimos dias causaram alagamentos nas Ruas da Prancha, Águas Claras e do Meio e algumas casas foram inundadas.

Redes Sociais

Cruzamento da Rua 4 de Dezembro com Rua Fortaleza, no Luar do Francês, está completamente alagado após as fortes chuvas

O mesmo problema acontece há alguns anos com os moradores dos loteamentos Luar do Francês e Encontro do Mar. A construção de outro condomínio de alto padrão na Praia do Francês dificulta o escoamento da água devido a falta de drenagem. Assim sendo, todo período chuvoso é de transtornos e prejuízos para os moradores. A Prefeitura de Marechal Deodoro chegou a fazer licitação para as obras de drenagem do Encontro do Mar. No entanto, nada foi feito até o momento, segundo os moradores.

Por conta do protesto, o trânsito na região está congestionado. Uma equipe do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) esteve no local e acompanhou de perto a manifestação, que se encerrou por volta das 15h40 após a chegada das equipes de reportagem.

O Alagoas 24 Horas entrou em contato com a Prefeitura de Marechal Deodoro, que enviou nota sobre a situação, no início da noite. Confira na íntegra:

A Prefeitura de Marechal Deodoro esclarece que a autorização para a construção dos empreendimentos Reserva do Atlântico e Riviera Francesa foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), órgão responsável pela execução das políticas ambientais no Estado.

A gestão municipal informa ainda que contratou um estudo de macrodrenagem da região, já concluído e nos trâmites finais para início da execução, que se dará com a abertura de novos canais que passam por baixo da rodovia AL-215, para escoamento da água para a Lagoa Manguaba. Em seguida, será iniciada a pavimentação das ruas do entorno do Trevo do Francês, cujos projetos já se encontram em aprovação na Caixa Econômica Federal.