Futebol

Xavi se pronuncia e desabafa após ser demitido pelo Barcelona

Fútbol Club Barcelona

Fútbol Club Barcelona

Após ser demitido do Barcelona nesta sexta-feira (24), o técnico Xavi utilizou sua conta no Instagram para se pronunciar e fazer um “desabafo” pela saída.

Ídolo nos tempos de jogador, o espanhol fará seu jogo de despedida como treinador blaugrana no próximo domingo (26), contra o Sevilla, às 16h (de Brasília).

“Caros torcedores, meu período no banco do Barça terminará no domingo. Nunca é fácil deixar o clube da sua vida, mas faço-o com muito orgulho, depois de dois anos e meio à frente de um vestiário que tem sido como uma segunda família”, escreveu.

Apesar da demissão, Xavi contou que seguirá na torcida do Barcelona e agradeceu aos torcedores que o apoiaram durante o período.

“Quero agradecer o apoio e o carinho dos torcedores que sempre estiveram ao meu lado e sempre me demonstraram o mesmo amor de minha época como jogador de futebol. A partir de domingo, serei mais um jogador na arquibancada. Antes de ser jogador ou treinador, sou torcedor do Barcelona e só quero o melhor para o clube da minha vida, que me terá sempre ao seu dispor”, explicou.

Sem ter conquistado títulos em 2023/24, Xavi reconheceu que a temporada não foi das melhores.

No entanto, ele comemorou seu trabalho com a evolução dos atletas revelados pelo clube, como Lamine Yamal e Pau Cubarsí.

“Nesta temporada, as coisas não correram como queríamos, mas juntamos nossas cabeças e ajudamos a desenvolver uma nova geração de jovens jogadores de La Masia [base do clube] que inspiram todos nós, torcedores do Barcelona”, exaltou.

Em comunicado, o Barcelona salientou que vai informar “nos próximos dias” como será a nova estrutura da equipe principal.

Segundo apuração da ESPN, o grande favorito para assumir o clube é o alemão Hansi Flick, ex-Bayern de Munique e seleção da Alemanha.

De acordo com fontes, as negociações com Flick estão “bem encaminhadas”, com expectativa de anúncio oficial na próxima segunda-feira (27).

A “era Xavi”

Xavi chegou ao Barcelona em novembro de 2021, substituindo o holandês Ronald Koeman.

Ao todo, ele comandou os culés em 142 partidas, com 89 vitórias, 24 empates e 29 derrotas, o que dá aproveitamento de 62,68%.

No comando dos catalães, ele ganhou dois títulos: LALIGA 2022/23 e Supercopa da Espanha 2022/23.