Categorias: Brasil

Motorista abandona ônibus em rua ao se irritar com blitz

Condutor estava transtornado e chegou a fazer ameaças, segundo agentes.

G1

Ônibus foi abandonado por motorista na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo

Passageiros de um ônibus que faz a linha 410 (Praça Saens Peña – Gávea) foram surpreendidos com a interrupção da viagem na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, após o motorista do coletivo abandonar o veículo na via. Segundo fiscais da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), o motorista Edvaldo Cândido da Silva, de 42 anos, desceu para questionar dos fiscais sobre uma possível multa que ele teria recebido e acabou perdendo o controle.

"Estávamos fazendo uma operação de ordenamento do trânsito quando ele achou que tinha sido multado. Ele já desceu alterado, abandonou os passageiros dentro do ônibus e na porta de uma garagem. O proprietário do veículo e o consórcio serão multados por bloqueio de via pública", afirmou o chefe da fiscalização da SMTR, Marcos Tognozzi.

Ainda segundo os agentes, o motorista estava completamente transtornado e chegou a fazer ameaças aos fiscais e guardas municipais que estavam no local.

"A minha preocupação maior foi ele agredir alguém, algum colega. Eu já vi motorista estressado, mas como esse foi a primeira vez. Ele chegou a ameaçar o colega dizendo que ainda ia se esbarrar com ele na rua", afirmou o fiscal Lúcio Salles.

A cobradora do veículo ficou no local até 11h30, quando o reboque chegou para retirar o ônibus da via.

"Ele voltou e disse para os passageiros que estava indo embora e que eles teriam que pegar outro carro", contou a cobradora Vanderléia Werneck de Carvalho, de 46 anos, que trabalha como cobradora há quatro anos e nunca tinha passado por situação parecida, a não ser quando o veículo quebra na rua.

A explosão do funcionário da empresa Transurb chocou os colegas de trabalho. "Foi uma surpresa. Ele é calmo demais, é evangélico. Não sei dizer o que aconteceu", afirmou o inspetor geral da viação, Aguinaldo da Silva Santos. Segundo ele, o motorista vinha de uma folga de dois dias e trabalha na empresa desde março deste ano.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, às 11h40 o fluxo de veículos era intenso no local, mas não havia retenções. Por volta das 12h, o ônibus já tinha sido rebocado, mas agentes da prefeitura colocavam pó de serragem na pista. Durante a operação de reboque, um recipiente que armazena óleo do veículo foi perfurado e a substância se espalhou em um trecho da pista.

Em nota, o consórcio Intersul informou que o motorista da Linha 410 (Saens Peña x Gávea), da empresa Transurb, já foi identificado e vai ser afastado de suas funções. Ainda segundo o consórcio, o motorista será avaliado e pode ser submetido a um curso de requalificação ou ser demitido. O consórcio também pediu desculpas aos passageiros pelos transtornos causados.