A Casa Maternal Denilma Bulhões, no Benedito Bentes, vai se tornar uma unidade de referência ambulatorial e um centro de parto normal para gestantes de baixo risco.
A Casa Maternal Denilma Bulhões, no Benedito Bentes, vai se tornar uma unidade de referência ambulatorial e um centro de parto normal para gestantes de baixo risco. A iniciativa, que é fruto da integração entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Ministério da Saúde, é parte das ações articuladas pela Rede Cegonha no Município. Com o trabalho, que compreende também a requalificação do espaço físico do local, a Unidade de Saúde Hamilton Falcão, que aloca a casa maternal foi fechada para reforma. Entretanto, os serviços de atendimento na Denilma Bulhões ocorrem normalmente.
De acordo com a coordenadora da Rede Cegonha, Suzangela Dória, a qualificação da Casa Maternal será fundamental para as gestantes de Maceió. “Esse trabalho será um divisor de águas para as gestantes. Quando entregarmos a Denilma Bulhões otimizada, além da dos partos, que são de praxe e estão acontecendo normalmente, as gestantes poderão receber todo o acompanhamento obstetrício na própria unidade”, disse ela.
“É importante ressaltar que a Casa Maternal Denilma Bulhões não está fechando e nem vai fechar. O que está sendo realizado é uma reforma na Unidade Hamilton Falcão, que funciona ao lado e também abriga a maternidade, mas o atendimento às gestantes está sendo mantido normalmente”, reforçou ela.
Ainda de acordo com Suzangela Dória, a mudança vai contribuir para desafogar as maternidades da capital alagoana.
“O objetivo do trabalho é melhorar a qualidade do atendimento, de modo que as gestantes da região não precisarão se deslocar para outras unidades em busca de atendimento, considerando que a Denilma Bulhões já tem esses profissionais qualificados e está sendo otimizada para ofertar os serviços necessários às gestantes”, complementou a coordenadora.
Vale ressaltar que a estrutura da Casa Maternal Denilma Bulhões está qualificada para atender as gestantes de baixo risco (parto normal). As gestantes que terão bebê por meio de parto cesárea são encaminhadas para a maternidade do Hospital do Açúcar, que conta com trinta leitos obstétricos e duas UTIs neonatais. Já as de alto risco são encaminhadas ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA).
As adequações na Denilma Bulhões estão sendo realizadas com base nas portarias ministeriais que preconizam o atendimento, tipos de unidades e a humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).