Categorias: Interior

IMA realiza vistoria em residencial de São José da Laje

IMA realiza vistoria em residencial de São José da Laje.

Ascom/IMA

IMA realiza vistoria em residencial de São José da Laje

Uma equipe formada pelas Diretorias Técnica (DIT), de Laboratório (Dilab), de Monitoramento e Fiscalização (Dimfi) e de Licenciamento (Dilic) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou uma vistoria na manhã desta sexta (17), no conjunto residencial Armando Lira. As 1.006 casas foram construídas próximo à entrada da cidade de São José da Laje. O IMA constatou que a estação de tratamento de esgoto está funcionando de maneira indevida e que parte dos resíduos é descartada sem nenhum tipo de tratamento.

Durante a fiscalização, o diretor-técnico do IMA, Ricardo César solicitou à prefeitura de São José da Laje e à construtora Humberto Lôbo, responsável pela obra, que apresentem até terça-feira (21) relatórios sobre a situação atual do conjunto e propostas das providências que devem ser adotadas para resolver o problema. O IMA vai reunir a documentação e entregá-la à promotora do Ministério Público Federal, Raquel Teixeira.

“Precisamos resolver esta situação imediatamente. O crime ambiental está acontecendo e alguém precisa ser responsabilizado por isso. Vamos analisar os relatórios, repassá-los para a promotora e, em um primeiro momento, acredito que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) deva ser assinado entre as partes para que se encontre uma solução”, informou Ricardo César.

A água fétida que transborda da estação de tratamento é despejada diretamente no riacho Sujo. Durante a vistoria, uma equipe da Dilab coletou amostras de água em três pontos diferentes. Elas irão passar por análises físico-químicas para se observar a quantidade de bactérias presentes no esgoto.