Categorias: Política

‘Não há mais espaço para paternalismo’, diz Renan Filho em posse do TCE

Otávio Lessa assumiu, nesta quarta, cargo de presidente da Corte, ao lado da vice Rosa Maria de Albuquerque.

Assessoria

Assessoria

O governador Renan Filho esteve presente, nesta quarta-feira (14), na posse do corpo diretivo do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL). A Corte, para o biênio 2015/2016, terá como presidente o conselheiro Otávio Lessa e vice-presidente Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque. Na ocasião, foi transmitido o cargo de corregedor geral a Luiz Eustáquio Toledo e de diretor da Escola de Contas a Anselmo Brito.

O papel do Tribunal de Contas foi destacado pelo chefe do Executivo de Alagoas. “É de fundamental importância a atuação dessa Corte. Pautados pela transparência e rigor, os conselheiros têm a função, prevista constitucionalmente, de fiscalizarem os atos da Administração Pública”, explicou Renan Filho.

A relação entre o Executivo e o Tribunal de Contas, para o governador, deve ser de total independência. “Não há mais espaço para paternalismo, interesses pessoais. O norte dessa Corte e o nosso deve ser o bem da população”, foi enfático.

No discurso de posse, o novo presidente do TCE/AL Otávio Lessa, com uma trajetória de 12 anos na Corte, detalhou a árdua tarefa dos conselheiros e demais servidores que compõem o Tribunal. “Não se trata de analisar apenas gastos, emissão de notas fiscais. Trata-se de avaliar a aplicação correta desses recursos (públicos), se foram investidos em benefício da população, dessa sociedade que paga impostos e quer retorno em obras e serviços de qualidade”, disse.

Otávio Lessa ainda completou: “O resultado desse trabalho aponta para gestores respondendo a processos, maus administradores perdendo cargos”. O novo presidente anunciou ainda para este ano o incremento da Escola de Contas (multiplicadora no ofício da fiscalização) e a realização de um concurso no Tribunal para ampliação do quadro de servidores.