Categorias: Política

Marcos Vital assume Infraestrutura e anuncia continuidade da equipe

A transição entre lideranças ocorreu no Salão Aquatune do Palácio´República dos Palmares. Na oportunidade o ex-secretário Marco Fireman aproveitou para destacar suas principais ações durante os sete anos no comando da pasta, enquanto Vital disse que equipe de antecessor permanece nesse último ano de gestão.

Alagoas24horas

Marcos Vital assume pasta da Infraestrutura

O governo do estado oficializou nesta terça-feira (21), no Palácio República dos Palmares, a posse do novo secretário de Infraestrutura Marcos Vital que substitui Marco Fireman na pasta. A saída se deu após o governador Teotonio Vilela (PSDB) determinar a mudança em seis secretarias.

A transição entre lideranças ocorreu no Salão Aquatune do Palácio onde Fireman aproveitou para destacar suas principais ações durante os sete anos no comando da pasta e comentou a possibilidade de saída para uma futura concorrência majoritária.

“Não tô me afastando para me tornar candidato, o governador me pediu para estruturar um projeto visando às eleições junto com a base aliada, de maneira que o PSDB tenha um candidato majoritário, mas a escolha do partido só será feita em abril”, diz o ex-secretário sobre o futuro político.

Entre os investimentos da secretaria, Fireman ressaltou a viabilização do novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que pretende ligar o Centro de Maceió ao Aeroporto Zimbi dos Pamares, em Rio largo, passando pelas polêmicas avenidas Fernandes Lima e Durval de Goes Monteiro.
A obra está orçada em cerca de R$ 1 bilhão e permanece em fase de projeto. “Deixamos na pasta o VLT que tem sinalização positiva do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, avisa.

Outro projeto em andamento que o novo secretário Marcos Vital irá herdar é a duplicação da Via Expressa, uma obra que envolve 12 km e que será feita em parceria com a Prefeitura de Maceió com o custo aproximado de R$ 60 milhões. O objetivo é fornecer dinamismo e velocidade ao congestionado trânsito da parte alta da cidade. De acordo com Fireman, a obra está em fase de licitação prevista para ser discutida no mês de outubro.

Já para o novo secretário empossado na manhã de hoje, o desafio será enorme, mas a preocupação será a de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Fireman. “Vamos dar continuidade, não há o que inventar, não temos tempo e em time que está ganhando não se mexe”, parodia Vital ao utilizar um bordão famoso do mundo do futebol ao justificar a permanência da mesma equipe adotada pela gestão passada.

Ainda de acordo com Vital, a sintonia com o município na aplicação de projetos que beneficiem os maceioenses será “fina” e de diálogo. “A sintonia será fina com o município e não há dúvida de que junto com o prefeito Rui Palmeira (PSDB) nós vamos trabalhar juntos e dar uma resposta positiva para a sociedade”, destaca ao citar ter amizade com o secretário municipal de Planejamento, Manoel Messias, com quem já trabalhou.

DER

Antes de assumir a secretaria de Infraestrutura, Vital foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Segundo o novo secretário, o DER conseguiu recuperar a credibilidade durante a sua gestão ao investir em importantes obras para o Estado como foi a duplicação da AL-101 e AL-220, além de recuperar quase 1000 km de rodovia. “Resgatamos também a alta estima dos servidores o que é importante para a execução dos trabalhos”, complementa.