No interior, a categoria é desviada de sua função – investigador - para trabalhar como carcereiro.
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) vai realizar uma assembleia geral, nesta sexta-feira (07), a partir das 14 horas, no auditório dos Urbanitários, para a categoria decidir sobre a negociação com o Governo do Estado e a Operação Padrão.
Os policiais civis aguardam que os secretários de Defesa Social, Eduardo Tavares, e de Gestão Pública, Alexandre Lajes, definam junto ao Governo o envio do anteprojeto de lei do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) para aprovação da Assembleia Legislativa.
Na última assembleia geral, a categoria adiou a decisão sobre a deflagração da Operação Padrão, que é a polícia trabalhar na legalidade. Atualmente, as delegacias não oferecem condições dignas de trabalho, há carência de efetivo, falta de armamentos, e os policiais civis estão desmotivados. No interior, a categoria é desviada de sua função – investigador – para trabalhar como carcereiro.
Para a Operação Padrão, exige-se a realização do procedimento mediante Ordem de Missão (OM), ir ao local de crime somente na presença do Delegado de Polícia. O delegado deve estar presente na confecção do Flagrante Delito e nas oitivas. Todas as intimações deveram ser assinadas pelo delegado. Exigir colete, armamento e munições em perfeito estado e dentro da validade. A viatura deve estar em perfeito estado.