Categorias: Polícia

BPA faz Operação de combate a crimes ambientais

Um pessoa foi presa e um menor apreendido.

Ascom BPA

Material apreendido durante operação do BPA

Nas 24 horas desta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, o Batalhão de Polícia Ambiental fez diversas operações de combate a crimes ambientais em diversas cidades do estado de Alagoas.

A operação começou no município de Jequiá, na BR-101, proximidades da Usina Sinibú, no Rio Jequiá, onde, através de denuncias, o BPA localizou uma extração de areia sem licença ambiental. A extração era feita através de uma draga tratores e um caminhão sem qualquer estudo de impacto ambiental no local e fora das normas ambientais de extração de minério em leitos de rios. No local foram autuados por crime ambiental os Srs. Claudionor Vicente dos Santos, 42 anos, e seu filho Claudemir dos Santos, 24 anos. A guarnição ao revistar os veículos encontrou um revolver cal. 38 com numeração raspada e 06 munições intactas, que o Sr. Claudemir dos Santos declarou ser o proprietário, sendo conduzido à delegacia de São Miguel dos Campos e autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Ainda no KM 114 da BR-101, próximo à Usina Terra Nova, um caminhão carregado de madeira, placa HZU8409, tombou, e ao chegar ao local os policias ambientais constataram que o veículo transportava madeira nativa sem qualquer documentação de origem. O Dono do veículo, Sandoval Gomes da Silva, foi autuado pelo transporte ilegal de 146 toras de madeira nativa, e teve seu veículo e a madeira apreendidos.

Prosseguindo a operação, o BPA foi à cidade de Palmeira dos Índios verificar denuncia de tráfico de animais silvestres e caça ilegal. Ao chegar ao local indicado nas investigações, os policiais encontraram o, Sr. José Carlos Leão da Silva, 43 anos, que tentou esconder diversos animais silvestres no guarda roupas. A guarnição flagrou diversos animais silvestres em cativeiro (pássaros, jabutis e tejus), além de diversas peles de animais escondidas em baixo do colchão, materiais de caça, rifle, redes para caçar pássaros, pólvora, chumbinho, bala-clava, materiais camuflados, cápsulas de munições cal.38 e outros apetrechos. O Sr. José Carlos declarou que trabalha vendendo pássaros ornamentais em diversos estados e assumiu ser o dono dos pássaros silvestres e jabutis, porém informou que todo material de caça seria de seu filho, um menor de 17 anos de idade. Todo material relacionado à caça foi apreendido, além dos animais que foram encaminhados ao IBAMA. José Carlos foi autuado em flagrante por crime ambiental e vai responder criminalmente podendo ainda ser multado pelo IBAMA. A operação foi comandada pelo 2º Tenente Victor Duarte, acompanhado de duas guarnições formadas por 8 policias militares do BPA.

Segundo o Tenente Coronel Oliveira, Comandante do BPA, o Batalhão de Policia Ambiental vem recebendo muitas denúncias desses tipos de crimes e conta cada vez mais com a colaboração da sociedade alagoana que a cada dia vem contribuindo para o êxito das operações da Policia Ambiental. “Qualquer informação sobre esses tipos crimes podem ser passadas para o disque denúncia da Secretaria de Defesa Social, 181,que serão repassadas ao BPA. Além do disque denúncia qualquer outra informação poderá ser passada diretamente ao Batalhão Ambiental ao telefone 3315 4325.”