Categorias: Interior

Agapi vai iniciar oficinas temáticas em 10 bairros de Arapiraca

Agapi vai iniciar oficinas temáticas em 10 bairros de Arapiraca

Assessoria

Agapi vai iniciar oficinas temáticas em 10 bairros de Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, inicia nesta terça-feira (25), um ciclo de capacitações para as equipes de trabalho que vão desenvolver o programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) em 10 bairros, onde há maiores riscos vulnerabilidade social.

De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, o Agapi vai promover oficinas temáticas para agentes comunitários, professores, diretores de creches, diretores dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e para as equipes de saúde da família. "Serão capacitados cerca de 400 técnicos que vão orientar e acompanhar as gestantes e bebês até completarem seis anos de idade", afirma a secretária.

Cícera Pinheiro disse ainda que além dos cuidados com a saúde das gestantes e dos bebês, como pré-natal, aleitamento materno e vacinas, a equipe técnica do Agapi também vai desenvolver nessas 10 comunidades, ações voltadas para evitar acidentes domésticos, impedir que a criança seja exposta à violência e reforçar hábitos de higiene, entre outros cuidados.
"Estas são competências familiares, preconizadas pela Organização Mundial de Saúde [OMS] e pelo Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância]", destaca Cícera Pinheiro.

A coordenadora do Agapi, Gineide Castro, informou que já foi comprovado cientificamente que os bebês que recebem esses tipos de cuidados até a fase da primeira infância, quando completam seis anos, apresentam melhor desenvolvimento físico e neurológico.

"É essa geração que a prefeita Célia Rocha [PTB] quer para Arapiraca; uma geração que vai receber uma formação diferenciada e, assim, ter melhores condições de uma vida melhor", destaca a coordenadora.

O Agapi é um programa que está sendo desenvolvido a partir de um trabalho intersetorial entre as secretarias Municipais de Planejamento, Saúde, Assistência Social e Juventude (Semas), Educação, Cultura e Turismo (Sectur) e Políticas para as Mulheres e os conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar.