Categorias: Futebol

De volta após 46 dias, Corinthians encara Internacional por fim da ‘maldição de Itaquera’

Mano Menezes tenta com Corinthians primeira vitória na Arena em Itaquera.

Reprodução ESPN

Mano Menezes

Corinthians e Internacional voltam a campo nesta quinta-feira pelo Campeonato Brasileiro. No chamado "duelo de seis pontos", por envolver dois times que brigam pelo topo da tabela, as duas equipes se encontram a partir das 19h30, na casa do clube alvinegro, em Itaquera. Será mais uma chance para a equipe paulista tentar o primeiro triunfo em sua nova e moderna Arena.

O Corinthians já jogou dois jogos em seu estádio inaugurado em 2014 e não ganhou nenhum – foi uma derrota por 1 a 0 para o Figueirense e empate por 1 a 1 contra o Botafogo, esse há exatos 46 dias. A "maldição" de Itaquera gerou piadas nas redes sociais, principalmente depois que Uruguai, Bélgica, Holanda, Brasil e Argentina conseguiram triunfos na Arena antes do clube alvinegro, isso durante a Copa do Mundo.
"Existe uma série de fatores novos de uma casa nova. Entre eles, aquilo que o torcedor espera que venha por parte da equipe. Cria uma expectativa e uma ansiedade acima do normal. A primeira partida foi mais forte, na segunda a equipe se comportou melhor e resolvemos em um curto espaço de tempo. Vamos ficar próximos da vitória. E quando ela vem o torcedor vai fazer parte de algo com mais confiança daquilo que queremos fazer na primeira parte do Campeonato Brasileiro", explicou o técnico Mano Menezes.

Para o confronto, o treinador optou por mandar o Corinthians com sua força máxima disponível até então, já que os reforços Anderson Martins, na zaga, e Lodeiro, no meio, ainda não estão regularizados. O atacante Ángel Romero, por sua vez, estará disponível no banco de reservas, enquanto o outro reforço que chegou, o volante Elias, será titular na vaga de Guilherme, que foi negociado com a Udinese.

Já o Internacional vive situação diferente. A equipe não poderá contar com o meio-campista Alex, que se lesionou pouco antes da parada para a Copa do Mundo. O volante Aránguiz ainda busca recondicionamento físico, e por isso será outro desfalque – vale lembrar que o hileno disputou o Mundial por seu país. Para as vagas da dupla, João Afonso e Jorge Henrique ganharam posição.

Tanto Corinthians quanto Internacional possuem 16 pontos na tabela de classificação e estão a apenas três pontos do líder Cruzeiro, que nesta quinta encara o Vitória, em Minas Gerais. Assim, o duelo em Itaquera é importante para a classificação do Campeonato Brasileiro. "Temos que estar sempre lá em cima. O Corinthians no Itaquerão é jogo para trocar pontos, o Flamengo também. Vão começar as pedreiras, mas para eles também", comentou Abel Braga.

"A diferença para nós é que existem as equipes com a mesma pontuação e em pontos corridos não pode deixar de somar, senão os outros te ultrapassam. Em nove rodadas, tivemos quantos líderes diferentes? Então vai depender muito de como o retorno na prática vai parecer. Tivemos equipes se reforçando, mas vamos ter que esperar o jogo. Às vezes você pensa uma coisa, mas dentro de campo é outra coisa", acrescentou Mano Menezes.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X INTERNACIONAL
Local: estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 17 de julho de 2014, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Paulo Cesar Silva Faria (MT) e Lincoln Ribeiro Taques (MT)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Jadson; Luciano e Guerrero
Técnico: Mano Menezes

INTERNACIONAL: Dida; Wellington Silva, Paulão, Juan e Fabrício; João Afonso e Willians; Jorge Henrique, D’Alessandro e Alan Patrick; Rafael Moura
Técnico: Abel Braga