Categorias: Saúde

Unidade de Saúde Djalma Falcão volta a funcionar

Unidade de Saúde Djalma Falcão volta a funcionar

Secom/Maceió

Unidade de saúde Djalma Falcão

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entrega, nesta segunda-feira (18), a Unidade de Saúde Doutor Djalma Falcão Loureiro, localizada no Conjunto Rosane Collor, no Clima Bom. Depois de quatro meses de reforma, a unidade de demanda espontânea volta a funcionar normalmente. Durante os trabalhos de reforma e reparos, a Djalma Falcão teve alguns dos seus serviços descentralizados e parte do atendimento foi realizado, provisoriamente, nas unidades Ib Gatto e João Macário.

A Unidade do Clima Bom teve toda sua pintura renovada e todo o piso trocado. A parte elétrica e hidráulica também passou por reparos. Os banheiros foram reconstruídos e todo o retalhamento do imóvel foi feito. “A Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminfra) se prontificou de fazer o revestimento das paredes e a troca de todas as janelas”, informou a diretora da unidade, Eliane Lima.

Durante o período da reforma os serviços de farmácia, marcação de exames pelo Complexo de Regulação de Serviços (Cora), serviço de assistência social e psicologia continuaram a funcionar no Djalma Loureiro. A parte de vacinas e curativos ficou funcionando na Unidade IB Gatto Falcão, no Tabuleiro. Na unidade João Macário ficou funcionando os atendimentos médicos.

Grupo de Idosos

A unidade mantém um grupo aberto com a participação flutuante de quase cem idosos. Toda primeira terça-feira de cada mês é realizada uma reunião, onde sempre há a presença de um psicólogo, que promove uma sessão de relaxamento, e de um profissional de educação física, que realiza alongamentos leves para melhorar o condicionamento físico.

O objetivo desses encontros mensais é o de promover a educação em saúde desses idosos, conscientizando-os sobre os hábitos alimentares saudáveis e a prática de caminhada e exercícios leves com uma freqüência de pelo menos duas a três vezes por semana para combater a hipertensão e diabetes.