Maceió passa a ter seis Bases de Segurança
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Social(Seds), inaugura na próxima sexta-feira,11, mais uma Base Comunitária de Segurança (BCS) no Conjunto Santa Maria, Cidade Universitária. Esta será a 6ª unidade deste molde de policiamento a ser implantada em Maceió. O evento ocorrerá às 10 horas.
Durante a inauguração haverá apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, oficinas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), oficinas de Educação Ambiental do Batalhão de Polícia Ambiental e demonstração do Canil da Polícia Militar.
O evento também contará com a participação da Ouvidoria da Seds e Agentes da Paz, que passaram orientações à população. Além o Ônibus da campanha do Desarmamento e panfletagem sobre o Disque Denúncia.
Em Maceió, a ideologia de segurança comunitária já é difundida pelas Bases Comunitárias no Benedito Bentes, Jacintinho, Osman Loureiro, Vergel do Lago, ganhando agora mais uma unidade na Cidade Universitária.
A previsão é que, ainda este ano, mais oito bases sejam inauguradas: Três no município de Arapiraca, uma em Marechal Deodoro e mais quatro na grande Maceió, nos bairros do Canaã, Santa Lúcia, Tabuleiro, e no conjunto Carminha. O evento terá a presença do governador do Estado, Teotônio Vilela, do secretário de Defesa Social, Dário Cesar, e demais secretariado.
As bases comunitárias são uma estratégia de policiamento que consiste na parceria entre a população e a polícia, trabalhando juntas na melhoria da qualidade de vida e combate à criminalidade na região. Os policiais realizam semanalmente visitas comunitárias, verificando as demandas de cada família da comunidade. Os relatórios são enviados ao Núcleo de Polícia Comunitária da Defesa Social, que faz o encaminhamento das necessidades aos órgãos públicos estaduais e municipais responsáveis.