Categorias: Educação

Secretária de Educação se reúne com representante do FNDE em Brasília

Na pauta da reunião esteve aceleração da construção de creches

Secom Maceió

Ana Dayse Dórea, secretária municipal de Educação

A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, esteve em Brasília no último dia 26 para participar de duas importante reuniões. A primeira foi promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). O objetivo do encontro foi debater as estratégias que deverão ser implementadas pelos municípios para a acelerar as obras de construção das creches que já estão no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec). A construção dessas creches faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC II. “As creches estão sendo apoiadas pelo Programa Pró-Infância do Governo Federal, coordenado pelo FNDE. Acredito que a reunião foi importante para saber de que forma devemos acelerar essas obras. Precisamos atender a grande demanda do país oferecendo educação infantil de qualidade para todos”, afirma a secretária.

As creches são implantadas dentro da educação infantil que compreende as idades de 0 a 5 anos. Só em Maceió 80 mil crianças estão dentro dessa faixa etária, mas apenas 2.400 estão matriculadas nas creches públicas. “Estamos batalhando para que as obras de novas creches sejam concluídas o mais rápido possível. Temos 20 aprovadas já iniciando as construções e mais 10 em fase de autorização. Sabemos que pelo tamanho da cidade seriam necessárias 60 creches. Por isso estamos aqui. Buscamos fortalecer esse programa e ver de que forma podemos acelerar essas as obras”, disse.

Na segunda reunião, Ana Dayse Dórea, encontrou com o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, e com o presidente do FNDE, José Carlos Freitas. Na ocasião, a secretária de educação tratou de algumas pendências que o município tinha com o Ministério da Educação e com o FNDE. “Uma delas já conseguimos solucionar que foi a questão do repasse da merenda. Mas nós estamos sabendo que existem outras pendências de gestões anteriores. Principalmente com relação a prestação contas de outros programas. O encontro foi importante para esclarecer, fazer os encaminhamentos necessários e, principalmente, chegar as soluções. Em nossa gestão prezamos pela transparência” garante Ana Dayse Dórea.