Categorias: Interior

Jequiá da Praia sofre sem energia elétrica na cidade

Jequiá da Praia sofre sem energia elétrica na cidade

Assessoria

Jequiá da Praia

Mais uma vez, em pouco menos de três meses, o município de de Jequiá da Praia sofre com as constantes falta de energia na cidade. Desta vez, os comerciantes – maiores prejudicados – estão revoltados com o problema que causa danos para toda população jequiaense.

Desde o dia de ontem, 03, que o consumo de energia elétrica em toda região está com o nível de tensão abaixo da média, ou seja, com medição que não dá suporte para que eletrodomésticos se mantenham ligados nas tomadas, provocando até a queima dos aparelhos.

Já não é a primeira vez que a população reclama dos prejuízos ocorridos por conta da instabilidade no fornecimento de energia elétrica. No início do ano, em janeiro, o município sofreu com as constantes quedas e falta de energia no município. A cidade teve que ficar horas sem eletricidade e aguentar as repetidas oscilações na eletricidade.

“Cada vez a energia piora aqui em Jequiá. Liguei para Eletrobras diversas vezes relatando o fato e a atendente disse que os técnicos estarão regularizando a situação. Até o momento, estou trabalhando com pouca energia e às vezes com numa única fase. Fica difícil para quem é do comércio e depende da energia para trabalhar”, disse uma comerciante que prefere não se identificar.

O problema não se resume apenas pela falta de energia. Sem eletricidade, os moradores ficam sem usufruir do sistema de abastecimento de água e das telefonias móvel e residencial que também deixam de funcionar.

Assim, como em todas as ocorrências, moradores relatam ainda que nas residências diversos aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos já foram queimados ou danificados. Quando a queda de energia não é total o sistema de alimentação mantém a rede em uma única fase, ou seja, equipamentos conectados têm problemas no funcionamento e queimam.

Em 2009 e 2011, Jequiá da Praia sofreu igualmente com as constantes quedas e falta de energia no município. A cidade teve que ficar horas sem eletricidade e aguentar as quedas de energia.

Á época, o responsável técnico da Eletrobrás havia dito que a empresa realizou serviços de melhoria na rede de alta tensão para que o município e adjacências pudessem ficar realmente com energia de qualidade e confiabilidade. Ainda assim, reparos como a substituição de postes, isoladores, cruzetas e cabos teriam sidos feitos.

Porém, no início desta semana os problemas da falta de energia acontecem novamente no município do litoral sul.