Em apenas 3 semanas, Arapiraca torna-se a etapa mais bem sucedida da campanha itinerante de desarmamento voluntário.
Após três semanas estacionado na Praça Bom Conselho, o Ônibus do Desarmamento terminou a etapa de Arapiraca com arrecadação recorde: 103 armas de fogo entregues voluntariamente pela população. Assim, desde o início do funcionamento, em novembro de 2012, o ônibus recebeu 228 armas, proporcionando um aumento de mais de 300% na arrecadação de armas no estado, segundo o Ministério da Justiça. A partir da próxima segunda-feira (8) o ônibus estará estacionado no calçadão do Comércio.
Parte dessas armas foi apresentada na manhã desta sexta-feira (5), às 9h, em evento no 3º Batalhão de Polícia Militar, enquanto o ônibus continuava a receber armas de fogo, no Centro de Arapiraca. O evento reuniu todos os órgãos envolvidos na campanha do desarmamento: Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Arapiraca. Também estivam presentes representantes da Defensoria Pública e das lideranças religiosas, que colaboraram na sensibilização da comunidade.
"Foi muito importante a mobilização de todos esses parceiros para que pudéssemos levar a mensagem do desarmamento à população de Arapiraca e da região, já que tivemos a presença de pessoas de Girau do Ponciano, Igaci, Coité do Nóia e vários outros municípios entregando armas no Ônibus. Essa é uma forma objetiva de os cidadãos contribuírem para a construção da paz, mostrando que não concordam com os índices de violência que colocaram Arapiraca como uma das cidades em que mais se mata com armas de fogo no país", diz Adalberon Sá Júnior, superintendente de Promoção da Cultura de Paz da Sepaz.
Enquanto posto itinerante de coleta, o Ônibus do Desarmamento inovou ao aproximar-se da população, indo aos bairros para facilitar a entrega de armas. "Ainda há uma resistência das pessoas em vir ao quartel, seja por uma questão cultural, seja por medo já que a arma é irregular. Infelizmente, essa é uma realidade que ainda impede que eles procurem os postos fixos. Porém temos que alertar que incidentes acontecem até com pessoas treinadas para usar armas, imagina o que pode causar na casa do cidadão comum", alertou o comandante do 3* Batalhão, tenente-coronel Wellington Bittencourt.
Arrecadação recorde
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, desde o lançamento do Ônibus do Desarmamento, a arrecadação voluntária de armas de fogo em Alagoas aumentou 320%, levando Alagoas do 19º lugar para o 9º lugar no ranking nacional entre os estados.
"Isso demonstra o sucesso da estratégia em aproximar a campanha do desarmamento da sociedade. O ônibus permite uma maior aproximação das pessoas, fazendo com que elas participem da discussão sobre desarmamento e cultura de paz", comemora o secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico.