Categorias: Política

Rui Palmeira debate políticas públicas com movimento negro

O prefeito voltou a defender a implementação de políticas afirmativas

Yvette Moura/Secom Maceió

Rui Palmeira debate políticas públicas com movimento negro

“Precisamos replicar as boas ideias na formatação das políticas públicas voltadas ao movimento negro”. Essa foi a proposta defendida pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira, durante reunião com entidades que representam o movimento negro na tarde desta segunda-feira, dia 13, data marcada pela abolição da escravatura.

Estiveram representados na reunião o Instituto Raízes da África, Instituto Negro de Alagoas, religiões de matrizes africanas, Federação Zeladora das Religiões Tradicionais Afro-brasileiras em Alagoas, Conselho da Condição Feminina de Maceió, Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, Ong Anajô e música negra. Cerca de 30 entidades integram o movimento que busca assegurar os direitos da população negra maceioense de exercer sua cidadania. O documento-referência foi elaborado em setembro do ano passado e será debatido com o poder público.

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, dada a transversalidade das ações, que envolve várias secretarias, a política de igualdade racial, inexistente ate o momento em Maceió, terá que partir do zero. O prefeito sugeriu que os representantes dos movimentos apresentem ideias e políticas bem-sucedidas em outros municípios para que sejam replicadas na capital alagoana.

Políticas afirmativas

O prefeito voltou a defender a implementação de políticas afirmativas voltadas para os negros e outras minorias. Dentro desta filosofia, Rui Palmeira informou que a reforma administrativa que está em andamento deverá beneficiar justamente essas políticas.

Rui Palmeira recebeu o documento-referência e anunciou que irá encaminhá-lo ao secretário de Governo para analisar cada proposta e avaliar sua viabilidade. O prefeito também analisa, junto aos movimentos, a realização de um seminário para debater a formatação de um conjunto de propostas que visem promover à igualdade racial.