Categorias: Economia

Fluxo de turistas em Alagoas bate recorde em 2011

Mais de 1,5 milhão turistas movimentaram o Aeroporto Zumbi dos Palmares, representando um crescimento de 8,56% em relação ao fluxo de 2010

Agência Alagoas

Fluxo de turistas em Alagoas bate recorde em 2011

Mais uma conquista para o turismo alagoano. A temporada de verão aquece a economia de Alagoas e movimenta hotéis, bares, restaurantes e também o aeroporto Zumbi dos Palmares. Prova disso é o fluxo de passageiros em todo o ano de 2011, que apontou um aumento de 8,56%, comparado a 2010.

Dados divulgados pela Infraero confirmam que mais de 1 milhão e 547 mil pessoas passaram pelo aeroporto da capital em 2011, contra 1 milhão e 425 mil de 2010. Em 2008 o fluxo anual chegava a pouco mais de 900 mil passageiros e em 2009 chegou a mais de 1 milhão e 100 mil.

Comparando o mês de dezembro a novembro de 2011, a movimentação de passageiros também aumenta em 12,4%. Os dados mostram que quase 140 mil pessoas embarcaram e desembarcaram em Maceió em dezembro de voos nacionais e internacionais, e o número foi de 123 mil em novembro do mesmo ano.

Hotéis lotados – O crescimento no fluxo de passageiros do aeroporto reflete também na ocupação dos hotéis, que estão com a média de ocupação para janeiro acima de 80%. Informações repassadas por meios de hospedagem associados à ABIH-AL (Associação dos Hotéis de Alagoas) revelam que a maioria dos hotéis em Maceió e alguns do litoral Norte e Sul apresentam 80 e 90% de ocupação.

Ainda de acordo com os dados da Abih-AL, os meios de hospedagens classificados pelas estrelas – de duas a cinco -, também apresentam boa média de ocupação. Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Danielle Novis, os dados da Infraero e da hotelaria representam os resultados alcançados pelo turismo alagoano.

“O aumento no fluxo de passageiros reflete o resultado da divulgação do estado nos mercados emissores e a estruturação contínua de Alagoas, com a parceria das secretarias municipais e o empresariado local”, destaca a secretária. “Mesmo com o grande crescimento da oferta de leitos na rede hoteleira do estado, a ocupação continua mostrando boas taxas, acima de 80%”, ressaltou Novis.