Categorias: Política

TC convoca sessão para definir lista que será entregue a Vilela

A resposta da PGE deverá definir – na prática – quem será o novo conselheiro da corte de contas do Estado, que passou por um escândalo recente, inclusive sendo alvo da investigação da Polícia Federal.

Presidente Luiz Eustáquio convocou sessão especial para definir substituto de Isnaldo Bulhões

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, conselheiro Luiz Eustáquio Toledo, convocou o pleno para sessão especial para a confecção da lista que será encaminhada ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). A sessão acontece na próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro.

O Pleno deverá analisar a lista – de um nome só – elaborada pelo MP de Contas, que aponta Gustavo Henrique Albuquerque como candidato à cadeira ocupada anteriormente pelo conselheiro Isnaldo Bulhões. O MP de Contas obteve uma grande vitória no campo judicial, após a desembargadora Elizabeth Carvalho do Nascimento conceder liminar garantindo que o indicado sairia do MP de Contas.

Na próxima semana, o pleno deverá aprovar o nome de Gustavo Henrique Albuquerque – ou rejeitá-lo – e posteriormente encaminhá-lo ao governador Teotonio Vilela Filho. Pelos lados do Palácio República dos Palmares, no entanto, o MP de Contas pode sofrer um revés.

Uma consulta feita pelo chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, à Procuradoria Geral do Estado (PGE) pode mudar a dinâmica da escolha do novo conselheiro. Machado quer saber a quem pertence a vaga do TC, se ao MP de Contas, à ALE ou é de livre nomeação de Vilela. A resposta da PGE deverá definir – na prática – quem será o novo conselheiro da corte de contas do Estado, que passou por um escândalo recente, inclusive sendo alvo da investigação da Polícia Federal.