O acusado é José da Silva Santana, de 54 anos de idade.
Após quase 20 anos vivendo a margem da impunidade, infiltrado na sociedade alagoana, a pessoa de José da Silva Santana, de 54 anos de idade, foi preso no dia de ontem (14), por policiais civis da Delegacia Regional de Penedo, comandados pelo Delegado Rubem Natário. Contra o José da Silva Santana pairava em aberto um Mandado de Prisão Preventiva, emitido e renovado pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Atibaia, Estado de São Paulo em 11.06.2012.
Segundo o Dr. Rubem Natário, a Delegacia recebeu as informações no último dia 11 (segunda-feira), iniciando-se um trabalho investigativo que culminou com a prisão do foragido da Justiça Alagoana.
O José da Silva Santana foi pronunciado e deverá ser submetido ao crivo do Tribunal do Júri, pela suposta prática do crime de Homicídio Duplamente Qualificado, motivado pela futilidade e sem ofertar a vítima qualquer chance de defesa.
Segundo os levantamentos da Delegacia Regional de Penedo, a pronuncia do acusado, se deu por àquele Juízo Criminal em 09.12.1992 e o crime se tornaria prescrito em 08.12.2012, quando o acusado poderia se apresentar livremente, sem qualquer ônus criminal em desfavor de sua pessoa.
“Vamos realizar as comunicações de praxe, para que seja efetivada a transferência do acusado, agora preso, para a Delegacia de Polícia da cidade de Atibaia, Estado de São Paulo, onde o mesmo deverá responder pelo bárbaro crime que cometeu, frisou o Delegado Rubem Natário, este que vem trabalhando com sua equipe diuturnamente na cidade ribeirinha de Penedo, a qual demonstra a diminuição já percebida pelos seus munícipes da violência, que assolava a comunidade em outras gestões policiais”.
O homicídio duplamente qualificado ocorreu em 18.07.1990 na cidade de Atibaia, Estado de São Paulo, sendo vítima a Sra. Marilene Pereira de Santana, que estava grávida e foi assassinada com várias facadas.
Depois da ação criminosa o acusado fugiu do distrito da culpa, não sendo mais localizado pela polícia daquele Estado e muito menos procurou se apresentar a Justiça de São Paulo.