Categorias: Política

CEI anuncia delegado da FN para investigar escola Geraldo Melo

Ainda no relato dos profissionais da unidade de ensino estadual, nove professores receberam ameaça de morte ou de agressão em apenas dois meses.

Assessoria

Assessoria

A Força Nacional Judiciária vai investigar os casos de violência da escola Geraldo Melo. A garantia foi dada pela secretária nacional de Segurança, do Ministério da Justiça, Regina Miki, e transmitida à direção da escola e aos professores, na manhã deste sábado, 8, pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Maceió, instituída para investigar as causas da violência contra jovens. A escola foi fechada, esta semana, por determinação de traficantes da região.

De acordo com o presidente da CEI, vereador Ricardo Barbosa (PT), desde que tomou conhecimento do que aconteceu, a posição da secretária foi de apoio imediato. “A escola Geraldo Melo está localizada na área vermelha de Maceió, conforme atesta o Mapa da Violência. Diante disso, a secretária Regina Miki determinou que se abra inquérito para apurar com rigor as ameaças de traficantes aos professores, bem como que esse tipo de caso seja apurado por delegacias especializadas e não pelas comuns”, reforçou Barbosa.

Pedro Montenegro consultor da CEI acrescentou que irá solicitar à secretária Regina Miki, que a escola sirva de piloto para o início do programa “Juventude Viva”, que será lançado pelo governo federal, para reforçar o “Brasil Mais Seguro”, já executado em Alagoas.

Na oportunidade, professores e diretores fizeram diversos relatos de violência praticados contra os profissionais. Aproveitando a presença de representantes da secretaria estadual de Educação e da Coordenadoria Regional de Ensino, fizeram diversas cobranças ao governo do Estado para dotar a escola de mais segurança e condições de funcionamento. “O que acontece hoje na escola é reflexo da permissividade do Estado”, considerou um dos professores.

atualizada às 8h49 do dia 9/09.