Categorias: Maceió

Moradores da comunidade do Bolão protestam contra fechamento de posto

Moradores da comunidade do Bolão protestam contra fechamento de posto

Izabelle Targino/Alagoas24horas

Moradores da comunidade do Bolão protestam contra fechamento de posto

Um grupo de moradores da comunidade Vila Redenção, conhecida como Bolão, bloquearam, na tarde desta quinta-feira, 29, os dois sentidos da Avenida Leste/Oeste em protesto contra o fechamento da Unidade de Saúde da Família Paulo Oliveira Costa. Desde ontem a unidade foi fechada e o atendimento transferido para uma clínica pertencente a um Centro Universitário.

Os moradores atearam fogo a pneus e galhos de árvores para impedir que os veículos transitassem na região. No local, adultos e crianças gritavam para chamar a atenção da imprensa : “Queremos o posto!”.

Em entrevista ao Alagoas24Horas, o líder comunitário, Marcelo dos Santos, justificou que o protesto é resultado da revolta dos moradores da comunidade porque o posto existe há 15 anos e atende à região, sobretudo, aos idosos que não têm condições de subir a escadaria, ou uma ladeira que existente para ir até a clínica que fará o atendimento. “Não existe transporte para essa clínica e isso vai dificultar o acesso dos idosos”, argumentou.

Ainda segundo a liderança, a justificativa da Secretaria de Saúde de Maceió é que não há condições financeiras de manter o posto em funcionamento. A unidade foi reformada no ano passado.

Uma equipe da Radiopatrulha foi até o local para conter os excessos, mas se manteve a distância dos manifestantes, à espera do Centro de gerenciamento de crises da PM, comandado pelo major Paranhos. Ao chegar ao local do protesto ele conversou com a liderança para negociar a liberação das vias.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros também foi acionada para debelar o fogo e evitar acidentes.

De acordo com a Diretora de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Melro, a transferência da Unidade de Saúde está mantida. A diretora explicou que a Unidade de Saúde da Família, Paulo Oliveira Costa, funciona num espaço alugado que pertence à Associação de Moradores da Comunidade do Bolão e já havia uma negociação com o Cesmac desde o ano passado para a criação de uma Unidade Docente Assistencial, uma unidade modelo.

Flavia Melro explicou ainda, na parceria, o Centro Universitário entrou com um prédio novo, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, com consultórios, localizado na Rua Iris Alagoense.

“Nós vamos transferir a equipe para uma estrutura muito melhor. A prefeitura vai ter uma economia grande porque não vai mais pagar aluguel. Além disso, a nova unidade de saúde será uma porta de entrada para todas as clínicas do Cesmac, incrementando o atendimento”, explicou a diretora.

Sobre o problema da distância e locomoção de idosos e gestantes, Flávia Melro explicou que, por se tratar de uma Unidade de Saúde da Família, conhecido como PSF, o usuário que não tiver condição de ir até a unidade, as equipes farão o atendimento na residência.

Atualizada às 17h19