Categorias: Futebol

CNN destaca corintianos: ‘mais loucos do mundo?’

Rede americana destaca que um número "estimado" de 30 mil fãs corintianos acompanham Mundial no Japão

Ricardo Matsukawa / Terra

Rede americana destaca que um número "estimado" de 30 mil fãs corintianos acompanham Mundial no Japão

Um ano e meio depois de chamar o Corinthians de “clube pequeno de São Paulo” e pedir desculpas por isso, a rede americana CNN volta a falar sobre o time alvinegro. Nesta sexta-feira, uma reportagem publicada no site da emissora tem o título “Corinthians: os fãs mais loucos do mundo?”.

A rede destaca que o Corinthians tem um número “estimado” de 30 mil fãs no Japão, onde a equipe disputa no próximo domingo, em Yokohama, a final do Mundial de Clubes contra o Chelsea.

O texto publicado pelo veículo dá espaço a declarações de alguns torcedores como Marcos Nunes, que aproveitou as férias para viajar ao Japão e afirma: “por que nós viemos aqui? O Corinthians é como uma nação, uma religião… as pessoas estão emprestando dinheiro de bancos para vir. Estão largando seus empregos, vendendo suas bicicletas, seus carros, até suas geladeiras. É verdade”.

A rede aponta que não é estranho ver fãs de esportes se sacrificarem em nome de seus times e que “para os torcedores do Corinthians nenhum sacrifício é grande o suficiente”. Sobre o Mundial, a emissora afirma que “diferentemente dos outros times, que trouxeram poucas centenas (de torcedores) no máximo, 30 mil fãs do Corinthians banharam Nagoya em preto e branco”.

“A Copa do Mundo de Clubes é pouco amada pelos clubes europeus; vista não mais como um incômodo dada a viagem envolvida. Mas no resto do mundo o torneio é levado muito a sério”, prossegue a emissora. Acerca do Corinthians, ela escreve ainda que “um incrível (número de) 15 mil torcedores apareceram no aeroporto simplesmente para ver o time decolar. Mais de 200 mil brasileiros vivem no Japão, e o governo do país emitiu um número recorde de vistos para brasileiros para o torneio, um sinal não somente da bem conhecida paixão do Brasil pelo futebol, mas também de sua economia global em crescimento e de seu poder político”.

O texto lembra que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva é corintiano e que o clube “venceu o torneio inaugural em 2000 como sede”, uma referência ao Mundial de Clubes realizado pela Fifa no Brasil. “Mas esta é a primeira vez que eles aparecem como campeões sul-americanos”, lê-se.

A CNN recorda também a história do Corinthians, destacando a origem do nome do time inspirado em um homônimo time inglês, e lembra que o Estádio de Toyota ficou “coberto com as cores do clube” na última quarta-feira, quando os comandados de Tite venceram o Al Ahly por 1 a 0, pela semifinal do Mundial.

“O 12º jogador do Corinthians provou ser a diferença”, analisa a rede americana, a mesma que em julho de 2011 se envolveu em uma saia-justa. Na ocasião, o portal da emissora se referiu ao time como "clube pequeno de São Paulo" em uma reportagem na qual falava sobre o crescimento da economia brasileira e destacava que a equipe havia acabado de fazer uma proposta de US$ 55 milhões para contratar o atacante argentino Carlos Tevez, do Manchester City.

Jornalista responsável por aquela notícia, Fareed Zakaria se retratou e pediu desculpas dias depois após admitir que foi "inundado com milhares de e-mails, muitos enfurecidos". A reportagem publicada nesta sexta-feira é assinada por James Montague.