Categorias: Política

Almeida não descarta saída do PP, mas busca entendimento

Prefeito deve se reunir com o deputado federal Benedito de Lira para discutir situação do partido nas eleições de 2010.

Luis Vilar/Alagoas24horas

Almeida teria sido convidado a inetagrar os quadros do Partido dos Trabalhadores em AL

O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), ainda discute seu futuro político dentro do Partido Progressista. A busca de Almeida – conforme informações de bastidores – é por mais espaço dentro da legenda. Apesar da densidade eleitoral, o prefeito de Maceió ainda estaria “incomodado” com o fato de não ser um cacique político.

Em entrevista à imprensa, durante a assinatura de mais uma ordem de serviço, Cícero Almeida evitou dizer que há “mágoas” por não ser um dirigente estadual do PP. Porém, Almeida confirmou que ainda discute o futuro de sua permanência na agremiação com o deputado federal Benedito de Lira, que preside a legenda e é pré-candidato ao Senado Federal.

Por conta das discussões, o parlamentar e o prefeito de Maceió podem acabar ficando em campos opostos nas eleições de 2010. O chefe do Executivo municipal frisou ainda que “seguirá apenas a sua consciência” e só ficará ao lado de Benedito de Lira se a decisão do presidente do PP comungar com o que o prefeito estiver pensando para ele.

A reunião com Benedito de Lira deve ocorrer ainda hoje, conforme o próprio Cícero Almeida. “Deve ser um encontro que deve durar mais de duas horas”. Questionado novamente sobre as mágoas por não ter as decisões finais do partido, Almeida voltou a afirmar que “não está magoado com Lira”. “Eu contribuí muito para o meu partido. Quando cheguei ao PP tinha quatro ou três prefeitos, hoje são 21, inclusive com o prefeito da capital. O PP não tinha vereador em Maceió, mas hoje tem uma bancada com vários nomes e com suplentes. O partido cresceu com a credibilidade da nossa administração e fico muito satisfeito”.

“Da forma como eu fiz com o PP, posso fazer com qualquer outro partido”, arrematou ainda Cícero Almeida. Ao ser questionado sobre a mudança de sigla diante do quadro, Almeida disse que espera chegar a um entendimento com o deputado federal Benedito de Lira e “a partir daí aumentar o índice de confiabilidade que nós temos dentro da agremiação e analisar se vai ser viável continuar no partido depois da decisão que ele (Benedito de Lira) vai tomar”.

Cícero Almeida não revelou se acompanhará o PP, caso Benedito de Lira passe a apoiar o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), na possível candidatura à reeleição. “Eu sigo apenas o que manda a minha consciência. Eu apoio a minha consciência. A decisão que vou tomar é uma e a do Benedito de Lira é outra. Eu espero que elas comunguem”, salientou, sem dizer qual seria sua postura. Há alguns dias, o prefeito declarou apoio ao ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), cujo partido faz parte de sua base governista, com duas secretarias na administração municipal.

Eleições 2010

Cícero Almeida voltou a frisar que – por enquanto – a decisão tomada é de que não participa do pleito como candidato, como já havia anunciado no mês passado. Indagado sobre as possíveis candidaturas a deputados estaduais que possam sair de dentro da administração municipal, o prefeito afirmou que ainda não parou para discutir o assunto.

“A decisão que eu tomei (de não ser candidato) foi também pensando neles (nos secretários). Não haverá mudanças. Os que aqui estão possuem relevantes serviços prestados à sociedade e que cada um continue dentro de sua pasta e respondendo à altura da sociedade. Havia a possibilidade de lançarmos Mozart Amaral (secretário de Infraestrutura). Há a possibilidade da vice-prefeita (Lourdinha Lyra) ser candidata”, colocou.

Quanto à presença de Lourdinha Lyra (PR) no pleito, Almeida disse que ela teria seu apoio. “Ela tem feito a parte dela dentro da administração municipal e possui o meu apoio. Quanto a possíveis candidaturas, ainda é uma conversa que vou ter com o deputado Benedito de Lira para saber qual é a posição do partido. A partir desta conversa vou ter uma noção. Seria diferente se eu tivesse um partido e eu fosse o presidente estadual. Seria mais fácil dizer quantos são os candidatos do PP, quantos eu vou lançar e trabalhar para que eles sejam eleitos”, colocou.

Transporte

Em entrevista à imprensa, Almeida também foi questionado sobre a licitação para o transporte público municipal. O prefeito disse que “não falaria mais sobre o assunto”. “Este assunto está sendo tratado pela Procuradoria Geral do Município e pelo Ministério Público Estadual e foi contratada uma técnica especialista em licitações para acompanhar o processo. Eu não tenho a menor ingerência quanto a isto, nem a menor interferência. Se fosse feita a licitação amanhã, eu homologaria amanhã. Não tenho compromisso duvidoso”, destacou.

Almeida ainda complementou dizendo que a preocupação é com o melhor para a cidade. “Se os empresários que aí estão tiverem condições de oferecer o melhor, não tenho dificuldades de lidar com nenhum deles”. O prefeito ainda falou de investimentos na capital, como a inauguração de um posto de saúde no Conjunto Santos Dumont e a pavimentação de 20 quilômetros de ruas, no Tabuleiro do Martins, além da recuperação da Avenida Durval de Góes Monteiro, na parte alta da cidade de Maceió.