Categorias: Brasil

RS: Garoto é baleado dentro de carro

Disparo atingiu cabeça de menino de 12 anos de idade

Um adolescente de 12 anos foi atingido na cabeça por uma bala perdida na noite de sexta-feira (23), em Novo Hamburgo (RS). O disparo foi dado por um Guarda Municipal, num incidente de trânsito.

O menino passeava de carro com o pai de 51 anos quando foi atingido pelo projétil. O incidente aconteceu na Rua Guia Lopes, próximo ao centro administrativo da prefeitura. No local, guardas municipais trabalham armados.

O alvo dos disparos era um veículo que ultrapassava em alta velocidade e se recusou a parar quando solicitado pelo guarda. O motorista teria avançado contra o agente, que puxou o revólver e mirou no pneu do automóvel. Nesse momento, o adolescente passava de carro no local e foi atingido na cabeça. Seu pai também levou um tiro de raspão em um dos braços.

O guarda municipal foi até a Delegacia da Polícia Civil registrar os disparos e entregar a arma quando foi comunicado de que um adolescente teria dado entrada no Hospital Municipal, vítima de bala perdida.

Segundo o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo, Luiz Fernando Farias, contou ao G1, "foi uma infelicidade. O guarda me relatou que o disparo foi dado contra os pneus na tentativa de parar o veículo. Somente depois fomos informados que havia um adolescente baleado num outro carro."

Exames com o revólver e o fragmento de projétil serão feitos para saber se a bala que atingiu o jovem realmente saiu da arma do guarda. O garoto foi submetido a uma cirurgia para retirada do projétil e já recebeu alta do hospital.
O guarda foi afastado do cargo até que a Guarda Municipal e a Polícia Civil apurem o caso. "Ele será encaminhado para a psicóloga até que o fato esteja totalmente esclarecido”, afirmou o secretário ao G1.

Farias explicou que desde 1995 a Guarda Municipal de Novo Hamburgo anda armada para zelar pelo patrimônio e pela segurança da população em locais como parques, praças e outros pontos movimentados da cidade, inclusive agindo como agentes de trânsito. “Todos passam por cursos e atualizações constantes”, reforçou o secretário.