Categorias: Cultura

Governo inaugura Espaço Aurélio Buarque

Espaço possui seis painéis que contam a história de Aurélio

Assessoria

Familiares de Aurélio Buarque de Holanda participaram da solenidade

No aniversário de cem anos de Aurélio Buarque de Holanda (1910-89), o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), inaugurou um espaço dedicado a revelar a vida e a obra do lexicógrafo, autor do Novo Dicionário da Língua Portuguesa (1975). O lugar tem como cenário um dos salões do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), Centro da capital.

A emoção marcou a solenidade desta segunda-feira (3). Com a presença da viúva de Aurélio, Marina Baird Ferreira, e dos herdeiros, o governador Teotonio Vilela tornou público o reconhecimento ao mestre das palavras. “Para mim este é um momento de muita alegria. Aurélio era amigo de meu pai. Lembro das muitas vezes que ele esteve em nossa casa. Recordo também de uma das discussões deles sobre a palavra ‘aperreado’. Foi motivo para boas horas de conversa”, contou.

O espaço possui seis painéis que contam a história de Aurélio, desde menino, na cidade de Passo de Camaragibe. A relação do filólogo com o mar pode ser conferida na obra Dois Mundos – único título de ficção do alagoano, inclusive premiado pela Academia Brasileira de Letras. A presença de Aurélio na casa de Machado Assis pode ser conferida em muitas imagens.

Além das fotografias, foi criado um vídeo com entrevistas de Aurélio e mostras de seu trabalho. “Buscamos apresentar um espaço interativo. Aurélio é senhor das palavras e deve ser vislumbrado das mais diferentes formas. Essa exposição tem que se fazer atraente aos nossos jovens. Eles precisam conhecer Aurélio e fazer dele um referencial”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas.

Ainda no espaço, pode ser visto o busto do alagoano ilustre. O acervo conta ainda com objetos pessoais de Aurélio, cedidos pela família. Na instalação Galáxia de Palavras, está a máquina de datilografia e as fichas, usadas na construção do dicionário. Estão expostos ainda os óculos, carteira e muitos livros.

Para saber mais sobre Aurélio, confira o site www.centenarioaurelio.com.br. Mas não deixe de ir ao Espaço Aurélio Buarque de Holanda. A visita ao Museu pode ser feita de terça a quinta, das 8h às 17h; às quartas-feiras, das 8h às 21h; e sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. A entrada é franca. Mais informações: (82) 3315-7874.

Casa onde nasceu o mestre foi tombada
Na manhã desta segunda-feira, a população da cidade de Passo de Camaragibe viveu um dia de festa. O governador Teotonio Vilela, acompnhado do secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, assinaram o documento de tombamento da casa onde nasceu Aurélio Buarque de Holanda.

A edificação modesta carrega a partir de agora a placa de patrimônio alagoano. Além da solenidade, o governador, guiado pela prefeita Vânia Quirino, conheceu o trabalho dos estudantes do município. Os meninos emocionaram o filho de Aurélio e Marina Ferreira.

“Eu nunca vi um trabalho tão primoroso. Fiquei orgulhoso de ver como os jovens da cidade onde nasceu meu pai dedicaram-se a estudar a vida e a obra dele”, revelou Aurélio Baird Ferreira, o Aurelinho. Ainda na ocasião, a Câmara de Vereadores fez a entrega de 20 comendas Aurélio Buarque de Holanda.

Entre os agraciados, a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Elisabeth Carvalho; o herdeiro do dicionarista, Aurelinho; e amigos próximos do dicionarista, como as artistas Tânia de Maya Pedrosa e Anilda Leão. As comemorações seguem em Alagoas por todo este ano, o Ano Aurélio.

Recentes