Categorias: Esporte

Parceria vai desenvolver tênis como inclusão social

Projeto vai beneficiar crianças e jovens carentes de Maceió.

Agência Alagoas

De acordo com Marina Tavares, projeto vai atender cerca de 50 pessoas

O governo de Alagoas junto com o Jaraguá Tênis Clube deu o pontapé inicial para estender a crianças e jovens carentes a prática do tênis como forma de inclusão social, além de popularizar cada vez mais esse esporte em Maceió. Através de uma parceria que será firmada entre a Secretaria de Estado da Educação do Esporte (SEE) e o clube, o Projeto Social de Tênis Marina Tavares será lançado para beneficiar jovens aspirantes.

O nome do projeto é uma homenagem à tenista alagoana Marina Tavares, uma das mais destacadas do Estado e do Nordeste e que responderá pela coordenação do projeto social. De acordo com o secretário-adjunto de Estado do Esporte, Luiz Antônio Ribas, o governo dará apoio de R$ 30 mil para que os primeiros passos do projeto sejam viabilizados.

“A ideia de abraçar o projeto social no tênis surgiu quando o governador participou da homenagem ao tenista alagoano Tiago Fernandes e demonstrou interesse em firmar parceria para estender o esporte a crianças e jovens carentes, uma vez que o tênis sempre teve caráter elitista”, revelou o secretário.

O alagoano Tiago Fernandes, de apenas 17 anos, foi homenageado pelo governador recentemente com a Comenda Gustavo Paiva, uma das maiores honrarias concedidas pelo Estado a personalidades que se destacam no esporte. O tenista se notabilizou mundialmente no início deste ano ao conquistar o primeiro lugar na categoria juvenil e entrar para o seleto grupo de tenistas brasileiros a fazer história no esporte, assim como Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten e Thomaz Koch.

Com o feito do tenista alagoano, pela primeira vez o Brasil teve um campeão juvenil em um Grand Slam, título conseguido no prestigiado torneio Australian Open. “Com o apoio já reiterado do governador nesse projeto social, a gente vai lutar para estender o apoio junto a outros parceiros e propiciar a jovens carentes essa oportunidade”, comemorou Marina Tavares, que tem no currículo 13 títulos profissionais em competições nacionais e internacionais.

A tenista acrescenta que o projeto teve origem depois do contato com sua professora Vanessa Menga que já desenvolve projeto semelhante em São Paulo desde 2005. De acordo com o esboço do Projeto Social de Tênis Marina Tavares, já apresentado ao governo, o programa atenderá a cerca de 50 crianças e jovens na faixa etária dos oito aos 14 anos, com foco na comunidade pobre do entorno do bairro do Jaraguá.

Os recursos servirão para a compra de material necessário como bolas, raquetes, roupas, tênis, lanche e outros, além de subsidiar profissionais do esporte (professores, pegadores de bola e preparador físico). O Jaraguá Tênis Clube cedeu duas quadras cobertas para o desenvolvimento do projeto.