Categorias: Educação

Trabalhos da Ufal serão apresentados na Europa

Trabalhos são de alunos de Computação.

Alagoas está na rota internacional de desenvolvimento em Tecnologia da Informação. Foco de criação de bons projetos, o Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) teve dois trabalhos selecionados para o ComputationWorld 2010, que acontece entre 21 e 26 de novembro em Lisboa, Portugal.

Estudantes da graduação, Vitor Correia e Maria Hellyne Lima, já estão se preparando para a conferência. “Estamos trabalhando há tanto tempo nesses projetos, que parece que a conferência vai ser amanhã. Passei mais de um mês corrigindo pequenos problemas. A seleção foi um incentivo a mais para continuar a pesquisa”, confessa Vitor.

Entusiasmada, Maria Hellyne diz estar muito feliz com a aprovação; “Fiquei muito feliz, afinal, é o nosso primeiro trabalho aceito, e ainda em uma conferência internacional”. Os trabalhos serão apresentados em diferentes conferências da ComputationWorld 2010.

Versando sobre Engenharia de Software, o trabalho do estudante da graduação, Vitor Correia, reconhece automaticamente a arquitetura através de padrões. O projeto de Vitor é uma contribuição acadêmica a um tópico semi-aberto. Se utilizado em equipes de desenvolvimento, a taxa de retrabalho e o custo de manutenção do software desenvolvido tende a cair.

“É muito comum em um desenvolvimento de software que alguém da equipe vá de encontro com o projeto inicial e quebre com o planejado, o que acaba comprometendo o trabalho no futuro, o sistema que estou desenvolvendo é uma solução para evitar esses acontecimentos”, explica Vitor.

Já o trabalho da estudante Maria Hellyne Lima é uma ferramenta que auxilia empresas a se adequarem a qualidade CMMI – modelo de referência que contém práticas necessárias à maturidade em disciplinas específicas, e a Melhorias de Processos do Software Brasileiro (MPS-BR).

“A ferramenta tem dois objetivos; organizar o conhecimento sobre engenharia de software – pois existem muitas técnicas e boas práticas espalhadas em livros e artigos, e com esse conhecimento organizado, avaliar como está o desenvolvimento de software de uma empresa, identificando os pontos fracos e fortes dela”, relata Hellyne.

Os trabalhos selecionados são frutos do Laboratório de Desenvolvimento de Software da UFAL (LDS). Ambos são orientados pelo Prof. Dr. Rodrigo Paes e fazem parte do projeto casadinho UFAL/PUC-RJ.

Coordenado pelo Prof. Dr. Alejandro Frery, o projeto casadinho engloba diversos trabalhos na área de Engenharia de Software. A página na internet do LDS traz maiores informações sobre o projeto; http://wiki.lds.ic.ufal.br/.