Finados e o dia do Funcionário Público, podem influenciar.
Desde 1998, quando o país elegeu Fernando Henrique Cardoso ao Palácio do Planalto, uma eleição majoritária não coincidia com um feriadão. O dia de Finados, na terça-feira, e o dia do Funcionário Público, na segunda, podem fazer com que a abstenção de 18%, registrada no primeiro turno, aumente neste domingo.
Segundo o cientista político da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Barreto, o feriadão pode surpreender no resultado das eleições:
— Emendar os feriados permite que vários funcionários públicos e suas famílias viajem, o que pode causar algum tipo de alteração no cenário eleitoral. Essas pessoas representam mais ou menos 10% do eleitorado. Esse é o maior receio dos candidatos — comentou.
Para Barreto, tanto Dilma Rousseff (PT) quando José Serra (PSDB) podem perder votos em virtude deste feriadão.
— Se apenas funcionários públicos viajarem, é bem possível que a Dilma perca alguma coisa, porque eles têm um medo danado da volta do PSDB ao governo em virtude dos oito anos de arrocho nos salários. Por outro lado, se considerarmos que boa parte dos eleitores é de classe média, que deve votar no Serra, poderá haver prejuízos para ele também — explicou o cientista.
Nas estradas gaúchas, o movimento em direção ao litoral era baixo na noite de sexta-feira. Na Região das Hortênsias, a média de ocupação nos hotéis é de 63%, umas das menores nos feriados deste ano.
Além do segundo turno na disputa presidencial, a previsão de mau tempo neste final de semana e a proximidade com outros dois feriados podem contribuir para que a grande maioria dos cidadãos esteja em seu domicílio eleitoral no domingo.
— Muita gente deixou para viajar em outros feriados próximos [12 de outubro e 15 de novembro] e vai ficar para votar — relata a presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), Rita Vasconcelos.
Justificativa
Quem optar por viajar no fim de semana, deve justificar seu voto em qualquer seção eleitoral. Para isso, é preciso levar o título de eleitor e um documento oficial com foto. O eleitor não possui o título pode preencher o requerimento no site do TSE e apresentar ao mesário junto a um documento oficial.
A justificativa também pode ser apresentada em qualquer cartório eleitoral em até 60 dias após do pleito. O eleitor que não votar nem justificar sua ausência será multado pela Justiça Eleitoral.
ZEROHORA.COM, COM AGÊNCIAS