Categorias: Maceió

Adeal vacina animais em Poço das Trincheiras

Serão vacinados cerca de 300 animais.

Cerca de 300 animais de pequenos agricultores do povoado Barro Vermelho, em Poço das Trincheiras, serão vacinados contra a febre aftosa, nesta quarta-feira (10).

As vacinas serão aplicadas por técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e fazem parte das 165 mil doses que serão doadas pelo governo do Estado durante a Segunda Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2010.

Durante a campanha, que vai até o próximo dia 30, serão realizados mutirões em povoados com produtores que atendam aos critérios para receberem a vacina doada.

A doação é destinada para criadores familiares, quilombolas, assentados e indígenas, que possuam até 10 animais. “Reunimos os animais de todos os criadores locais. Assim já aplicamos a vacina, fazemos a declaração e colhemos informações para a atualização dos cadastros agropecuários”, explica Edivan Santos, gerente da Unidade Regional da Adeal em Santana do Ipanema.

Após a vacinação em Barro Vermelho, que começa às 7h, a diretoria da Adeal visita a feira de gado de Dois Riachos, onde conversa com produtores sobre a importância do cumprimento das exigências sanitárias. Entre elas, a vacinação e declaração antiaftosa, utilização da Guia de Trânsito Animal (GTA) e atualização dos cadastros agropecuários.

A feira livre de Dois Riachos é o maior centro de comercialização de bovinos do Estado. “Nesta etapa da campanha de vacinação temos um ato importantíssimo que é a atualização dos cadastros agropecuários. Por isso temos que estar junto dos produtores, mostrando como é fundamental a participação deles no processo de evolução de Alagoas na classificação sanitária animal”, destaca Manoel Tenório, diretor-presidente da Adeal.
A vacina antiaftosa é obrigatória para bovinos e bubalinos. A Adeal estima que cerca de 1,18 milhão de animais serão vacinados no Estado durante esta etapa da campanha, iniciada no último dia 1°.

Os criadores têm ainda que declarar a vacinação. Para isso, devem levar a nota fiscal da vacina ao escritório da Adeal do município da propriedade. “A declaração vai até o dia 15 de dezembro, mas pedimos que ela seja feita logo após a vacinação para evitar tumulto nos últimos dias”, alerta Manoel Tenório.
Ao declarar a vacina, o criador deve fazer também a atualização de seus dados cadastrais. Para a atualização são necessários documentos como CFP, identidade e comprovante de residência.

Dúvidas a respeito da vacinação podem ser solucionadas com a Adeal pelo telefone 0800 082 0040 ou em um dos escritórios da agência.