Categorias: Interior

Representantes do IPHAN irão notificar dono de residência

Será feita a notificação e o proprietário do imóvel terá 15 dias para apagar a pichação e recolocar a tinta que foi colocada pelo instituto.

Ascom Marechal

Proprietário será notificado por depredação de patrimônio histórico

Representantes do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPAHN ) estarão notificando o proprietário de uma residência localizada na Rua Tavares Bastos, que fica no Centro Histórico de Marechal Deodoro, tombado pelo patrimônio nacional.

A arquiteta Fernanda Gueiros, da Secretaria do Planejamento do município, ficou surpresa com a agressão feita pelo proprietário do imóvel, que reside em Aracaju, e que colocou anúncio da venda do imóvel, destruindo a ornamentação da fachada da casa.

"Hoje os representantes do Iphan estarão visitando a residência, que fica em frente à Casa de Marechal Deodoro, um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas. Na ocasião será feita a notificação e o proprietário do imóvel terá 15 dias para apagar a pichação e recolocar a tinta que foi colocada pelo instituto. Em caso do não cumprimento das determinações, com certeza o Iphan irá recorrer à Polícia Federal para que a determinação seja cumprida e que seja colocada uma placa normal, com o anúncio da venda do imóvel", disse a arquiteta Fernanda Gueiros.

Revolta
O jornalista carioca Fonseca Junior, da terceira geração da árvore genética de Deodoro, criticou a ação do proprietário do imóvel. "Realmente foi a única coisa negativa que encontrei na terra onde nasceu o meu parente, que se tornou o proclamador da República. Por incrível que pareça ainda existem pessoas que querem destruir a história, com ações como esta. Acredito que as autoridades deste município irão tomar as devidas providencias, devolvendo a beleza das residências deodorenses", desabafou Fonseca Junior.