Categorias: Saúde

Oftalmologistas do HU realizam mutirão para cirurgia de catarata

Pacientes com catarata farão a cirurgia nos dias 25, 27 e 30 de maio e nos dias 06, 08 e 10 de junho.

Os profissionais do Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) realizam no próximo sábado, dia 14, um mutirão de triagem para cirurgia de catarata (facoemulsificação). A expectativa é fazer os exames para diagnóstico da doença em cerca de 500 pessoas, a partir das 7 horas. Os casos positivos serão imediatamente encaminhados para marcar os exames pré-operatórios no laboratório do hospital e para o agendamento da cirurgia.

Para ter acesso ao serviço não é preciso ser paciente da instituição, basta comparecer com os documentos pessoais necessários ao preenchimento do prontuário, como carteira de identidade e comprovante de residência. Também é importante levar o cartão do SUS.

Segundo informa o coordenador da Oftalmologia do HUPAA, Dr. Mário Jorge dos Santos, os pacientes com catarata farão a cirurgia em dois momentos: nos dias 25, 27 e 30 de maio e nos dias 06, 08 e 10 de junho. Ele enfatiza que todo procedimento é gratuito, inclusive a aquisição da lente intraocular que será implantada no lugar da lente natural lesada pela catarata. A doença aparece com o passar dos anos, mas pode acometer as pessoas vítimas de traumatismos e inflamações oculares.

O tratamento da catarata é sempre cirúrgico e consiste na extração do cristalino, mediante a técnica de facoemulsificação, e a sua substituição por um cristalino artificial ou lente intraocular. Atualmente a cirurgia é realizada em qualquer tipo de catarata, independente do seu grau de comprometimento da visão. É um procedimento que dura por volta de 30 minutos, com anestesia local, mas que apesar de rápido é também delicado. O médico Mário Jorge revela que em Alagoas existe uma demanda reprimida de cerca de 80 mil cirurgias de catarata.

Segundo ele, o paciente que faz a cirurgia de catarata não precisa mais usar óculos para corrigir a visão de longe, o que acarreta em melhora na qualidade de vida. Além dos médicos do quadro efetivo do hospital, participam do mutirão todos os residentes médicos e pessoal de apoio administrativo.