Categorias: Futebol

Marta usa experiência de vida para motivar jovens em Serra Leoa

Jogadora fica no país por três dias, dá pontapé inicial em partida da seleção local, comanda time em jogo festivo e dá palestra em universidade do país

A.Poltier / UNDP

Marta tira foto ao lado da xará Marta em visita a Serra Leoa

A atacante Marta encerrou neste domingo a sua visita a Serra Leoa. Eleita cinco vezes consecutivas a melhor jogadora do mundo, a brasileira viajou até a capital Freetown para realizar a primeira ação como embaixadora da Boa Vontade do PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O principal objetivo foi marcar presença no evento por uma participação maior das mulheres no poder legislativo do país.

Com a campanha batizada de "Quando as mulheres conseguem, todos nós ganhamos", Marta se mostrou empolgada com a visita ao país. Nos dias em que passou em Freetown, a jogadora viu a paixão dos torcedores locais pelo futebol e deu o pontapé inicial no duelo entre os donos da casa e o Egito, pelas eliminatórias da Copa Africana da Nações. O placar final foi 2 a 1 para Serra Leoa e a brasileira se mostrou pé-quente. Após os compromissos, ela comentou a experiência em entrevista coletiva.

– Sou uma pessoa mais forte após a minha visita a Serra Leoa. Quando eu vejo a vontade e o empenho destas mulheres, estou definitivamente convencida de que uma maior participação delas é essencial para a paz e o desenvolvimento dos países.

Neste domingo, Marta comandou o Diamond Queens em uma partida contra o Sierra Queens, liderado pela melhor atleta do país, Musu Pele. Ao longo da visita, a melhor do mundo cumprimentou os fãs presentes e parou para tirar fotos. Em seguida, se reuniu com estudantes e jogadoras de futebol para debater os assuntos relativos às mulheres.

Marta visitou ainda a Assessoria de Carreiras e Colocação de Profissionais de Fourah Bay College. O projeto é das Nações Unidas na Universidade de Serra Leoa e ajuda os estudantes a conseguir encontrar empregos e ganhar experiência dentro de suas profissões. Durante a estadia no local, a melhor do mundo aproveitou para contar um pouco sobre a carreira.

– Estou aqui para contar a minha história, mas também para aprender sobre a história de vocês. Quero dizer a vocês que nada é impossível – disse Marta, que respondeu às perguntas realizadas pelos estudantes.

Antes da visita a Serra Leoa, Marta havia conquistado a MLS (Liga Americana de futebol feminino) defendendo o Western New York Flash.