Categorias: Esporte

Em busca de um milagre, seleção de vôlei prevê dificuldades

Meninas possuem poucas chances de se classificar para Londres ainda este ano.

R6

Jogadores de Vôlei

Com apenas 12 pontos conquistados em oito jogos pela Copa do Mundo, a seleção brasileira feminina de vôlei se vê em situação complicada no torneio que dá três vagas na Olimpíada de Londres, em 2012. Sexto colocado na disputa e vivendo seu pior momento no atual ciclo olímpico, o time comandado por José Roberto Guimarães precisa de um verdadeiro milagre para virar o ano com um lugar assegurado no torneio mais importante do mundo.
Além de vencer seus três próximos jogos por 3 sets a 0 ou 3 a 1, o Brasil terá que torcer por vários tropeços de outras três seleções: Japão, Alemanha e China, que possuem respectivamente 16, 18 ou 19 pontos. Líderes do torneio, Itália e Estados Unidos estão muito perto da classificação e só não vão a Londres na ocorrência de um desastre.

A situação só não é mais complicado porque os últimos rivais das campeãs olímpicas na Copa do Mundo são tradicionais fregueses: Argentina (dia 16), Argélia (dia 17) e República Dominicana (dia 18).

Entretanto, as recentes más atuações da equipe fazem até o técnico Zé Roberto ser cauteloso ao falar sobre os próximos passos:
– Precisamos ganhar estes nove pontos, mas a Argentina é nosso rival de longa data, a Argélia está indo bem e as dominicanas estão melhorando. As coisas não serão fáceis para nós.
Outras chances

Ainda que a lógica se confirme e o Brasil não consiga se classificar para Londres 2012 através da Copa do Mundo, dificilmente o time não tentará o bi na Inglaterra no ano que vem. Isso porque haverá duas chances de se obter a vaga no ano que vem.

A primeira é ganhando o Pré-Olímpico continental, que no caso da América do Sul ainda não tem data e nem sede confirmadas. Se ainda assim o time falhar, haverá um Pré-Olímpico Mundial entre 17 e 22 de maio no Japão, para que se distribuam os três últimos lugares nos Jogos.