Categorias: Interior

Governo entrega casas da Reconstrução no Vale do Paraíba

Nesta quarta-feira, foram inauguradas 77 novas moradias para famílias que estavam em barracas de lona.

Ascom

Em Capela, 40 moradias no Residencial Otávio Gomes da Silva.

Mais um dia de alegria e emoção para as famílias atingidas pelas enchentes do ano passado e que estavam abrigadas em barracas de lona na região do Vale do Paraíba. Nesta quarta-feira, o vice-governador e coordenador do “Programa da Reconstrução”, José Thomaz Nonô, entregou 77 moradias nos municípios de Cajueiro e Capela.

“A alegria de todos aqui é a alegria do governo Teotonio Vilela. Coordenar este processo de reconstrução é muito prazeroso, e os resultados me orgulham. Eu me alimento do sorriso do povo alagoano. Tivemos muito trabalho para transformar um pesadelo em um sonho e tornar este sonho realidade: que vocês passem o Natal em suas casas próprias”, declarou o vice-governador.

Em Cajueiro foram entregues 37 casas no Residencial Antônio Palmery Soriano Mello; e em Capela, 40 moradias no Residencial Otávio Gomes da Silva.

Para o prefeito de Cajueiro, Palmery Neto, o conjunto habitacional é o mais bem estruturado da cidade. “Esta é a melhor área para se morar em Cajueiro. Hoje entregamos casas em um conjunto com uma boa infraestrutura, com água, calçamento, área de lazer. O município só tem a agradecer ao governador Teotonio Vilela e ao vice-governador Nonô pelo incentivo, apoio e ajuda para que hoje possamos estar vivendo esse momento de alegria”, disse Palmery.

Em Capela, o prefeito Adelmo Calheiros Filho falou da homenagem ao capelense Otávio Gomes, que dá nome ao residencial. Ele é pai do secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Luiz Otavio Gomes, que participou da inauguração. “Uma vez meu pai me disse: ‘meu filho, me faça dois favores – não me leve ao hospital e não me tire da Capela’. Não levá-lo ao hospital seria tarefa difícil. Ele faleceu no ano passado aos 96 anos de idade, e aqui está enterrado, como lhe foi prometido”, disse Luiz Otavio.

De acordo com o secretário adjunto da Infraestrutura Fernando Nunes, o Termo de Ajuste de Conduta assinado pelo Governo do Estado, construtoras, prefeituras e Ministério Público, garante os prazos para a conclusão das obras nos conjuntos. “Todos sabemos das dificuldades de se iniciar e concluir uma construção. Hoje é dia de agradecimento a todos os envolvidos. Essas famílias estão recebendo casas da melhor qualidade, dentro dos padrões do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’”, disse Fernando Nunes.

O superintendente da Caixa em Alagoas, Herbert Buenos Aires, destacou a solidariedade do povo alagoano. “A solidariedade é uma grande arma para enfrentar as dificuldades. Graças aos esforços conjuntos dos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – estamos fazendo acontecer esse momento tão importante para a ida dessas famílias. Que todos façam dessas casas um lar de felicidade”.

Pela primeira vez dona de uma casa, D. Maria Aparecida não escondia a emoção. “Morava em uma casa de taipa, e agora vou viver em uma casa boa, com melhores condições de criar meus filhos”. Também é a primeira casa de D. Antônia da Silva, que possui um filho cadeirante. “A casa adaptada vai ajudar muito minha família. É um sonho realizado”, disse.
Segundo o vice-governador, até sexta-feira, serão entregues todas as casas para as famílias que estão em barracas. Ele ressaltou que as casas serão entregues sem nenhum ônus aos desabrigados, com a assinatura da medida provisória pela presidente Dilma Rousseff.

Cronograma

Nesta quinta-feira (22), a cidade de Branquinha recebe 144 casas no Residencial Raimundo Nonato Lopes e Rio Largo recebe 238 residências no Conjunto Francisco Tavares Granja. O município de Murici receberáamanhã 489 unidades habitacionais, sendo 333 no Residencial Pedro Tenório Raposo e 156 no Residencial Olavo Calheiros Novais.

Cada unidade habitacional possui 41m², divididos entre sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. Além disso, 3% das casas são adaptadas para deficientes físicos e contam com rampas de acesso, barras de apoio e outros equipamentos que facilitam a mobilidade dos moradores. Os conjuntos serão todos pavimentados, com parcelamento do solo, terraplenagem, drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água e de energia, além da instalação de equipamentos públicos, como escolas, creches e postos de saúde, entre outros.

Estiveram presentes além de lideranças políticas locais, o gerente regional da Caixa, Guido Palmeira; o secretário adjunto da Infraestrutura, Fernando Nunes, o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Luiz Eustáquio Toledo, o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Fernando Toledo, o deputado estadual e presidente da Comissão das Enchentes, João Henrique Caldas, o diretor de Operação da Eletrobras Alagoas, Vladimir de Abreu, o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto, e o padre Marcos, da Paróquia de Capela, representando o arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antonio Muniz.