Quedas no sistema revoltam servidores que enfrentam as filas para serem atendidos.
Três dias após o início oficial do Censo 2009 dos servidores do Governo do Estado de Alagoas, o que ainda se pode observar nas unidades credenciadas para receber a documentação dos funcionários públicos é muita revolta por conta da espera, principalmente no posto avançado – localizado no Centro de Maceió – para receber pensionistas e aposentados.
A aposentada Márcia Lima Ferro, por exemplo, conta que chegou ao local às 6h30 e já havia fila para o recenseamento dos servidores públicos. “Está uma bagunça, principalmente por conta da queda constante do sistema. Eu vim cedo porque tenho uma cirurgia para marcar ainda hoje, mas fui prejudicada”, salienta a aposentada. A reclamação de Márcia Lima Ferro é acompanhada de sinais de protesto por parte de demais aposentados e pensionistas.
De acordo com uma das atendentes, o sistema já chegou a ficar 20 minutos fora do ar, entre um atendimento e outro, provocando a revolta dos servidores que se deslocam até o local. A assessoria de imprensa da Secretaria de Gestão Pública do Estado de Alagoas diz que o Governo do Estado não esperava ter a quantidade de visitantes – no sistema virtual – nos primeiros dias do Censo.
O Censo 2009 é dividido em duas etapas. Na primeira, o servidor deve preencher um formulário na internet. No entanto, é justamente a esta etapa que eles não conseguem ter acesso, mesmo já tendo sido disponibilizado um outro endereço virtual apenas para o preenchimento do formulário. Na segunda etapa, o servidor deve procurar um dos postos para a entrega e confirmação dos documentos.
As quedas no sistema para o preenchimento do formulário – de acordo com a assessoria de imprensa de Guilherme Souza Lima – estão sendo resolvidas. De acordo com a assessoria, o Instituto de Tecnologia do Estado de Alagoas (ITEC) e a Gestão Pública estão trabalhando diuturnamente. Por enquanto, a orientação da Gestão Pública é que os funcionários públicos continuem tentando acessar os sites.
Nos três primeiros dias foram registrados 120 mil acessos. Hoje, no entanto, a assessoria disse que não poderia precisar quantas pessoas teriam acessado o site. Ainda conforme a assessoria de imprensa, os servidores precisam ter calma, já que o censo prossegue até o dia 6 de março e “vai dar tempo para todo mundo participar”. A Gestão Pública não apontou ainda a possibilidade de extensão de prazo.