Categorias: Maceió

Governo homenageia deputada e senadora

Luiza Erundina e Patrícia Saboya receberam placas.

Assessoria

Luiza Erundina recebeu Comenda Deputada Selma Bandeira

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, prestou homenagem à deputada federal Luiza Erundina e à senadora Patrícia Saboya, em reconhecimento à atuação na política e em ações que envolvem crianças e adolescentes, respectivamente. A entrega de placas de agradecimento foi feita durante a solenidade em que elas receberam a Comenda Deputada Selma Bandeira, de iniciativa da Câmara de Vereadores de Maceió, realizada nesta sexta-feira (13), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

“É uma justa homenagem a essas duas mulheres nordestinas. Não importa de que partido elas são. A deputada Luiza Erundina rompeu as barreiras da diversidade do Nordeste e fez com que voz das mulheres fosse ouvida nacionalmente e a senadora Patrícia Saboya é destaque no trabalho que desenvolve na luta pelo fim da violência contra a mulher e no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, explicou a secretária Wedna Miranda, que representou o governador Teotonio Vilela Filho durante a solenidade.

As agraciadas receberam peças de bijuterias confeccionadas na Oficina Feito de Esperança, pelas adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas da Unidade de Internação Feminina (UIF), do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas). Após conhecer o trabalho, a deputada Luiza Erundina assumiu o compromisso de fazer uma emenda parlamentar para contemplar as adolescentes da UIF com capacitação. Para isso, pediu que a secretária Wedna Miranda encaminhe projeto nesse sentido.

A entrega da Comenda Deputada Selma Bandeira fez parte da programação da Câmara de Vereadores de Maceió alusiva à Semana da Mulher. Uma iniciativa das vereadoras Tereza Nelma, Amilka Melo, Thaise Guedes, Fátima Santiago, Heloísa Helena, Rosinha da Adefal e Silvânia Barbosa. A deputada federal Luiza Erundina proferiu palestra sobre “Ação política da mulher no século XXI”, quando retratou a história da guerreira e militante de esquerda Selma Bandeira, falou sobre a política de cotas e da falta de compromisso dos partidos políticos em não cumprirem a determinação dos 30% destinados às mulheres.

“As mulheres não têm a oportunidade de mostrar suas ideias, suas visões de mundo. Elas não se elegem porque os partidos não fazem cumprir os 30% da política de cotas e não são punidos”, lembrou.

Com o tema “Inclusão e exclusão das mulheres no Nordeste”, a senadora Patrícia Saboya, autora da ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses, deu ênfase ao trabalho que realiza em prol das crianças e adolescentes. “Me engajei na luta pelas crianças e adolescentes por perceber que eles são o nosso maior patrimônio, mesmo que não reconhecidos pelo nosso país. Defendo essa bandeira há mais de 20 anos. Cerca de 50% das mulheres nordestinas vem na exclusão, sem acesso à cultura, ao lazer. As negras são ainda mais discriminadas na sociedade e precisamos mudar essa realidade”, afirmou Saboya.